Os pressupostos teóricos da comunicação comunitária e sua condição de alternativa política ao monopólio midiático

Autores

  • Rozinaldo Antonio Miani Universidade Estadual de Londrina

Palavras-chave:

Comunicação Comunitária. Disputa pela Hegemonia. Monopólio Midiático.

Resumo

A atual concentração dos meios de comunicação, patrocinada pela competitividade global e impulsionada pela aceleração tecnológica, relegou importantes setores da sociedade civil organizada à condição de meros consumidores de informação produzida pelas corporações midiáticas nacionais, ou mesmo internacionais. Para se contrapor a esse domínio no âmbito do mercado de bens simbólicos, a produção caracterizada como comunicação comunitária, em suas várias possibilidades, ganhou projeção se afirmando como uma importante alternativa na disputa pela hegemonia no campo da comunicação. Este trabalho tem como objetivo identificar e compreender os principais elementos conceituais que definem a comunicação comunitária e demarcar a sua presença no contexto de uma sociedade globalizada, marcada pelo monopólio midiático, bem como apontar algumas de suas potencialidades políticas e culturais.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Rozinaldo Antonio Miani, Universidade Estadual de Londrina

Doutor em História pela Universidade Estadual Paulista (Unesp/Campus Assis). Professor Adjunto do Departamento de Comunicação e do Programa de Mestrado em Comunicação Visual da Universidade Estadual de Londrina (UEL)

Downloads

Publicado

2011-12-21

Como Citar

Miani, R. A. “Os Pressupostos teóricos Da comunicação comunitária E Sua condição De Alternativa política Ao monopólio midiático”. Intexto, nº 25, dezembro de 2011, p. 250-63, https://seer.ufrgs.br/index.php/intexto/article/view/16547.

Edição

Seção

Artigos