Algumas considerações sobre a história e a atualidade do conceito de 'massa' para a teoria da comunicação

Marcio Acselrad, Savio Felix Mota

Resumo


Original e caro aos estudiosos da teoria da comunicação desde seus primórdios, o conceito de massa, bem como diversas expressões idiomáticas em que o mesmo aparece, encerra já uma longa história. O presente artigo busca contribuir para a reflexão sobre a história desse conceito bem como pensar seu possível uso no atual estágio de desenvolvimento das tecnologias de comunicação. Para isso, buscaremos dialogar com os usos do termo, presentes em autores de referência, tanto funcionalistas quanto críticos, bem como trazer novas perspectivas que propiciem uma reflexão sobre a atualidade do conceito.

Palavras-chave


Massa. Cultura de massa. Teoria da comunicação.

Texto completo:

PDF




 

Intexto | E-ISSN 1807-8583 | Facebook | Google Scholar 

Classificação Qualis: B1 - Comunicação, Informação, História, Letras/Linguística  | B2 - Psicologia | B3 - Ciência Política e Relações Internacionais, Arquitetura, Urbanismo e Design, Ciências Ambientais, Interdisciplinar | B4 - Sociologia. 

Programa de Pós-graduação em Comunicação | Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Rua Ramiro Barcelos, 2705 sala 519 - Porto Alegre, RS, Brasil | E-mail: Intexto @ufrgs.br

 

 Membro Associação Brasileira de Editores Científicos 

 Signatária DORA (San Francisco Declaration on Research Assessment)