Da realidade a ser mediada à realidade midiática: status ontológico e epistemológico

Autores

  • Liriam Sponholz Universidade de Erfurt

Palavras-chave:

Realidade. Conhecimento. Jornalismo.

Resumo

Há um mundo que independe de um sujeito conhecedor para existir? É possível conhecê-lo? Sob quais condições? Até que ponto? Estas questões assumem uma importância central no trabalho de mediação da realidade feito por jornalistas. O objetivo deste artigo é fornecer um modelo de análise dos status ontológico e epistemológico da realidade social, matéria-prima da produção jornalística, e da realidade midiática como produto jornalístico. Para isso, parte-se da teoria dos mundos de Karl Popper e da concepção sobre a construção da realidade social de John Searle.

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Biografia do Autor

Liriam Sponholz, Universidade de Erfurt

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Publicado

2010-03-12

Como Citar

Sponholz, L. “Da Realidade a Ser Mediada à Realidade midiática: Status ontológico E epistemológico”. Intexto, nº 21, março de 2010, p. 19-36, https://seer.ufrgs.br/index.php/intexto/article/view/12401.

Edição

Seção

Artigos