Religião e consumo nas práticas umbandistas: uma análise do discurso do portal Terra Mystica

Ronivaldo Moreira De Souza, Maurício Ribeiro da Silva, Vânia de Toledo Piza

Resumo


O objetivo deste artigo é investigar como se dá a relação entre religião e consumo nas práticas discursivas do portal Terra Mystica, loja virtual identificada com a religiosidade afro-brasileira. Para isto, adotamos como metodologia a Análise do Discurso de Escola Francesa investigando o processo de produção de sentidos que possibilita que esse discurso legitime o seu dizer tanto na esfera religiosa quanto nas práticas de consumo. Constatamos que nesse discurso, religião e consumo se transformam em uma mesma fonte de acesso à experiência com o transcendente.


Palavras-chave


Consumo; Religião; Umbanda; Análise do Discurso

Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.19132/1807-8583202152.110677



 

Intexto | E-ISSN 1807-8583 | Facebook | Google Scholar 

Classificação Qualis: B1 - Comunicação, Informação, História, Letras/Linguística  | B2 - Psicologia | B3 - Ciência Política e Relações Internacionais, Arquitetura, Urbanismo e Design, Ciências Ambientais, Interdisciplinar | B4 - Sociologia. 

Programa de Pós-graduação em Comunicação | Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Rua Ramiro Barcelos, 2705 sala 519 - Porto Alegre, RS, Brasil | E-mail: Intexto @ufrgs.br

 

 Membro Associação Brasileira de Editores Científicos 

 Signatária DORA (San Francisco Declaration on Research Assessment)