Flusser, o designer de futuros: entrevista com Norval Baitello Jr.

Autores

  • Anderson Gurgel Campos Universidade Presbiteriana Mackenzie e Centro Universitário Belas Artes de São Paulo
  • Maurício Ribeiro da Silva Universidade Paulista (UNIP) http://orcid.org/0000-0002-7152-2581

DOI:

https://doi.org/10.19132/1807-8583202051.11-26

Palavras-chave:

Vilém Flusser. Arquivo Flusser São Paulo. Centenário de Vilém Flusser. Norval Baitello Junior.

Resumo

Em entrevista, o pesquisador Norval Baitello Junior, faz um amplo relato da importância de filósofo Vilém Flusser para o entendimento do mundo em que vivemos hoje. Ao se comemorar o centenário de nascimento desse pensador visionário e provocador, percebemos o quanto a obra de Flusser mantém-se atual e urgente. Morto em 1991, o pensamento dele consegue iluminar reflexões sobre temas contemporâneos, com o mundo digital no qual estamos inseridos e a proliferação das imagens e seu impacto no comportamento humano. Também podemos encontrar nas teorias do filósofo checo, que viveu décadas no Brasil, pistas para se pensar a condição humana até mesmo em tempos de pandemia, com a que marca o ano de 2020. É ponto central na entrevista, ainda, os trâmites que permitiram ao Brasil ser sede do Arquivo Flusser São Paulo, a iniciativa espelho do original existente na Alemanha e, também, como esse importante espaço vem contribuindo para a evolução das pesquisas sobre a obra de um dos mais geniais pensadores do século XX.  

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Anderson Gurgel Campos, Universidade Presbiteriana Mackenzie e Centro Universitário Belas Artes de São Paulo

Doutor em Comunicação e Semiótica pela PUC-SP (2014)Breve perfil: Doutor em Comunicação e Semiótica pela Pontifícia Universidade Católica (PUC-SP), em 2014. Professor da Universidade Presbiteriana Mackenzie e do Centro Universitário Belas Artes, é jornalista e desenvolve pesquisa sobre as relações entre comunicação e entretenimento com particular interesse para os aspectos espetaculares e imagéticos do desporto. 

Maurício Ribeiro da Silva, Universidade Paulista (UNIP)

Doutor em comunicação e semiótica (PUC-SP) e arquiteto e urbanista (Escola de Engenharia de São Carlos - USP). Professor Titular e Coordenador do Programa de Pós-graduação Stricto Sensu em Comunicação da Universidade Paulista (UNIP-SP), membro do Grupo de Pesquisas em Mídia e Estudos do Imaginário e do Centro Interdisciplinar de Semiótica da Cultura e da Mídia. Realiza pesquisas na área de comunicação com foco nas Teorias da Imagem e do Imaginário. Presidente da Associação Nacional dos Programas de Pós-graduação em Comunicação (Compós) para o biênio 2019-2021. Foi Pró-Reitor Acadêmico (Centro Universitário Módulo - Caraguatatuba/SP), Diretor de Planejamento de Ensino (Centro Universitário de Maringá - Maringá/PR) e Assessor Especial da Pró-Reitoria de Extensão (Universidade Cruzeiro do Sul/SP). É autor do livro Na Órbita do Imaginário: comunicação, imagem e os espaços da vida (BlueCom, 2012) e organizador das obras Mobilidade, Espacialidade e Alteridades (Edufba, 2018), CISC 20 Anos: comunicação, cultura e mídia (BlueCom, 2012)e O Espírito do Nosso Tempo (Annablume, 2004). 

Downloads

Publicado

2020-12-21

Como Citar

Campos, A. G., e M. R. da Silva. “ O Designer De Futuros: Entrevista Com Norval Baitello Jr”. Intexto, nº 51, dezembro de 2020, p. 11-26, doi:10.19132/1807-8583202051.11-26.