Novas e antigas diásporas: a comunicação transcultural entre senegaleses e árabe-brasileiros no sul do Brasil

Autores

  • Guilherme Oliveira Curi Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)
  • Liliane Dutra Brignol Universidade Federal de Santa Maria

DOI:

https://doi.org/10.19132/1807-8583202152.104760

Palavras-chave:

Migrações, Cultura Contemporânea, Religião, Novas Tecnologias, Diáspora

Resumo

O artigo traz reflexões a partir de um estudo comunicacional sobre as relações socioculturais e religiosas ,entre a recente imigração senegalesa na região sul do Rio Grande do Sul, iniciada na segunda década de 2000, e os árabe-brasileiros, descendentes de palestinos, que vivem no Brasil desde o começo do século passado. A base teórica para este estudo está fundamentada a partir dos pressupostos de Muniz Sodré, Stuart Hall e Jacques Rancière. Foi realizada uma pesquisa de campo com observação simples e entrevistas semiestruturadas com representantes de ambas as comunidades. Observamos que as interações comunicacionais se demonstraram possíveis e ativas entre as comunidades, com aspectos de colaboração, compreensão, assim como desentendimentos e diferentes apropriações de usos e práticas midiáticas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Guilherme Oliveira Curi, Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)

Pós-doutorando Capes/PrInt e professor colaborador do Programa de Pós-graduação em Comunicação da Universidade Federal de Santa Maria (POSCOM/UFSM). Doutor em Comunicação e Cultura pela Escola de Comunicação da Universidade Federal do Rio de Janeiro (ECO-Pós/UFRJ), com bolsa de pesquisa CNPQ (2016-2018). Bolsista pesquisador do Programa Nacional de Apoio à Pesquisa da Fundação Biblioteca Nacional (2015-2016). Mestre em Sociologia pela University College Dublin (UCD).

Liliane Dutra Brignol, Universidade Federal de Santa Maria

Professora do Departamento de Ciências da Comunicação, da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM, Santa Maria - RS), onde integra o corpo docente do Programa de Pós-graduação em Comunicação, atuando na linha de pesquisa Mídia e identidades contemporâneas. Doutora em Ciências da Comunicação pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos, São Leopoldo - RS), tendo cursado o doutorado no PPG em Ciências da Comunicação da Unisinos de 2006 a 2010, com bolsa Capes-Prosup. Mestre em Ciências da Comunicação pela Unisinos (2004, com bolsa CNPq) e graduada em Comunicação Social - Jornalismo pela Universidade Federal de Santa Maria (2001). Em 2007, realizou estágio de doutorado sanduíche no Departamento de Comunicação Audiovisual e Publicidade da Universidade Autônoma de Barcelona (Barcelona, Espanha), com bolsa Capes, vinculada ao projeto de Cooperação Internacional Brasil-Espanha

Downloads

Publicado

2021-07-05

Como Citar

Curi, G. O., e L. D. Brignol. “Novas E Antigas diásporas: A comunicação Transcultural Entre Senegaleses E árabe-Brasileiros No Sul Do Brasil”. Intexto, nº 52, julho de 2021, p. 104760, doi:10.19132/1807-8583202152.104760.

Edição

Seção

Artigos