O fã como leitor estético: uma análise das dimensões da competência midiática na fanfic Oitavo B de Malhação - viva a diferença

Autores

  • Daiana Sigiliano Universidade Federal de Juiz de Fora
  • Gabriela Borges Universidade Federal de Juiz de Fora

DOI:

https://doi.org/10.19132/1807-8583202152.100378

Palavras-chave:

Cultura de Fãs, Competência Midiática, Leitor Semiótico/Estético, Fanfic, Malhação

Resumo

Ao criarem fanfics os fãs desenvolvem estratégias de escrita e comunicação relacionadas aos conteúdos multimodais e multimídia, além de novas formas textuais de conversação em rede. Esta leitura textual e intertextual do público ávido estabelece um nítido diálogo com o conceito de leitor semiótico/estético de Umberto Eco, em que as tramas exploram várias camadas interpretativas e vão além do paratexto. A partir desse aporte teórico, este artigo tem como objetivo analisar as dimensões da competência midiática, proposta por Ferrés e Piscitelli, que integram a fanfic Oitavo B. Publicada na plataforma Spirit Fanfics e Histórias, a história ressignifica o arco narrativo das personagens Lica (Manoela Aliperti) e Samantha (Giovanna Grigio), de Malhação - Viva a Diferença. Concluiu-se que a fanfic não só reforça e amplia a telenovela infantojuvenil, mas estabelece novas amarrações interpretativas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Daiana Sigiliano, Universidade Federal de Juiz de Fora

Daiana Sigiliano, Universidade Federal de Juiz de Fora

Doutoranda e mestre em Comunicação pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). Membro do grupo do Grupo de Pesquisa em Comunicação, Arte e Literacia Midiática (UFJF) e vice-coordenadora do Observatório da Qualidade no Audiovisual. Integrante da Rede Obitel Brasil e da Rede Interinstitucional Euroamericana de Competência Midiática para a Cidadania (Alfamed). 

Gabriela Borges, Universidade Federal de Juiz de Fora

Gabriela Borges, Universidade Federal de Juiz de Fora

Professora e vice-coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Comunicação da UFJF. Coordenadora do Observatório da Qualidade no Audiovisual e integrante da Rede Euroamericana de Alfabetização Midiática, sendo coordenadora da equipe brasileira.

Downloads

Publicado

2021-10-27

Como Citar

Sigiliano, D., e G. Borges. “O Fã Como Leitor estético: Uma análise Das Dimensões Da Competência midiática Na Fanfic Oitavo B De Malhação - Viva a diferença”. Intexto, nº 52, outubro de 2021, p. 100378, doi:10.19132/1807-8583202152.100378.

Edição

Seção

Artigos