v. 14 n. 29 (2012): Sociedade e Educação: dilemas contemporâneos

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Sociologias, em seu vigésimo nono número, aborda o tema “Sociedade e Educação: dilemas contemporâneos”. Este dossiê é dedicado ao tratamento dedilemas que configuram os sistemas de ensino contemporâneos. O marco de referência para essa abordagem é um mundo marcado pela aceleração das transformações econômicas e sociais, pelo reconhecimento da urgência de modelos de desenvolvimento sustentáveis, por uma nova e abrangente revolução tecnológica na sociedade do conhecimento, pela contestação dos valores estabelecidos num cenário de pressão crescente por ampliação dos limites da experiência democrática.Na seção Artigos, Alexis Cortés M. discute as continuidadese superações de três teorias fundamentais do pensamento sociológico latino-americano: a Teoriada Transição à Modernidade de Gino Germani, a Teoria da Dependência de Fernando Henrique Cardoso e Enzo Faletto e a Teoria da Marginalidadede Roger Vekemans. Com o artigo “Sociologia da Vocação Religiosa: reprodução familiar e reproduçãoda Igreja”, Ernesto Seidl estuda as condições de produção social do grupo de profissionais da Igreja católica no estado do Rio Grande do Sul ao longo do século XX. Neiva Furlin, em seu artigo, analisa as concepções teóricas da noção de sujeito nas obras de dois intelectuais franceses, Touraine e Foucault.Na seção de Interfaces desse número, Márcia deOliveira Teixeira analisa o uso do dispositivo “Plataforma”em um espaço local e específico de produçãode ciência na área de biomedicina, com o artigo “Plataformas Tecnológicas e as práticas de pesquisa em biomedicina – observações preliminares sobre ouso de dispositivos globais e instituições locais”. Na seção Resenhas, Sadi Dal Rosso, com “Crise, Convitepara a Ação e um Manifesto Comunista”, apresenta o livro First as tragedy, then as farce de Slavoj Žizek
Publicado: 2012-03-20