Eugenia e Fundação Rockefeller no Brasil: a saúde como proposta de regeneração nacional

Autores

  • Elizabete Mayumy Kobayashi COC - Fiocruz
  • Lina Faria Universidade do Estado do Rio de Janeiro
  • Maria Conceição da Costa Unicamp

Palavras-chave:

Eugenia, Sanitarismo, Fundação Rockefeller, Cooperação internacional

Resumo

Nas primeiras décadas do século XX, a Fundação Rockefeller atuou de modo decisivo na implementação de ações voltadas para a saúde pública no Brasil, especialmente naquilo denominado de movimento sanitarista. Nesse mesmo período, a eugenia brasileira era equivalente ao sanitarismo, onde defendia-se a máxima de que "sanear era eugenizar". Vários trabalhos discutem o movimento sanitário, a questão da saúde pública no Brasil, a Fundação Rockefeller, a eugenia e seus ativistas. Entretanto, é escassa a discussão a respeito da Rockefeller e o movimento eugenista brasileiro. É necessário alertar que embora nos deparemos com questões ligadas à raça, teorias sobre genética ou evolução, este trabalho não tem como objetivo analisar tais assuntos com profundidade. O que buscamos construir foi o cenário no qual a eugenia de maneira geral, e a brasileira, especificamente, se desenrolou trazendo à tona as posturas de alguns eugenistas brasileiros.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Elizabete Mayumy Kobayashi, COC - Fiocruz

J

Lina Faria, Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Historiadora, Doutora em Saúde Coletiva (Uerj), com Pós-doutorado em Política Científica e Tecnológica (Unicamp/Fapesp). Pesquisadora Associada ao Projeto Nacionalismo e Internacionalismo em Saúde IMS/Uerj.

Maria Conceição da Costa, Unicamp

Professora Livre-Docente do Departamento de Política Científica e Tecnológica da Universidade Estadual de Campinas/Unicamp.

Downloads

Como Citar

KOBAYASHI, E. M.; FARIA, L.; DA COSTA, M. C. Eugenia e Fundação Rockefeller no Brasil: a saúde como proposta de regeneração nacional. Sociologias, [S. l.], v. 11, n. 22, 2009. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/sociologias/article/view/9650. Acesso em: 16 abr. 2024.