Origem social dos parlamentares paranaenses (1995-2006): alguns achados e algumas questões de pesquisa

Autores

  • Renato Perissinoto Universidade Federal do Paraná
  • Luiz Domingos Costa Universidade Federal do Paraná
  • Camila Tribess Universidade Federal do Paraná

Palavras-chave:

Elites políticas, Deputados estaduais, Paraná, Origem social

Resumo

O objetivo do artigo é, seguindo algumas sugestões da literatura, traçar um perfil sócioeconômico e educacional dos parlamentares paranaenses, no período de 1995 a 2006. Pretende-se, em seguida, testar para o Paraná a hipótese de que existe alguma relação entre a posição dos partidos políticos no espectro ideológico (esquerda-direita) e a origem social dos deputados analisados. Por fim, pretende-se fazer algumas sugestões de pesquisa que, caso fossem realizadas, seriam fundamentais para o avanço do estudo das elites políticas regionais e nacionais.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Renato Perissinoto, Universidade Federal do Paraná

D

Luiz Domingos Costa, Universidade Federal do Paraná

Graduado em Ciências Sociais e pesquisador do Núcleo de Pesquisa em Sociologia Política Brasileira do Departamento de Ciências Sociais da UFPR.

Camila Tribess, Universidade Federal do Paraná

Graduanda em Ciências Sociais e pesquisadora do Núcleo de Pesquisa em Sociologia Política Brasileira do Departamento de Ciências Sociais da UFPR.

Downloads

Como Citar

PERISSINOTO, R.; COSTA, L. D.; TRIBESS, C. Origem social dos parlamentares paranaenses (1995-2006): alguns achados e algumas questões de pesquisa. Sociologias, [S. l.], v. 11, n. 22, 2009. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/sociologias/article/view/9649. Acesso em: 28 mar. 2024.