Comparação dos casos mais contrastantes: método pioneiro central na era da globalização

Autores

  • Olivier Giraud Centro Marc Bloc CNRS (Centre national de la recherche scientifique), Berlim

Palavras-chave:

Metodologia, Comparação, Globalização, Mecanismos

Resumo

Este artigo trata da metodologia comparativa centrada nos casos mais contrastantes e mostra a utilidade crescente deste método no mundo atual, marcado pela escalada da globalização. O método dos casos mais diferentes foi desenvolvido nos anos sessenta, época em que se privilegiavam as abordagens estrutural-funcionalistas, que tendiam a mostrar a unicidade ou, pelo menos, a uniformidade das trajetórias de mudança ou de desenvolvimento das sociedades humanas. Esse método demonstrou, em contrapartida, a utilidade de uma ferramenta metodológica que se debruça sobre a pluralidade das formas sociais, tais como as do religioso, do comércio, da conquista, do trabalho, etc.

Esse artigo busca situar as abordagens comparativas em termos de casos mais diferentes no contexto dos debates metodológicos contemporâneos sobre o comparatismo. Em seguida, propõe uma definição da globalização e dos mecanismos que explicam a transformação das condições da comparação em um mundo globalizado. Conclui-se, enfim, por uma avaliação das virtudes e dos limites das abordagens comparativas dos casos mais diferentes em um contexto de globalização.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Olivier Giraud, Centro Marc Bloc CNRS (Centre national de la recherche scientifique), Berlim

Downloads

Como Citar

GIRAUD, O. Comparação dos casos mais contrastantes: método pioneiro central na era da globalização. Sociologias, [S. l.], v. 11, n. 22, 2009. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/sociologias/article/view/9639. Acesso em: 18 abr. 2024.

Edição

Seção

Dossiê - Sociologia da Tradução