Reconhecimento, desreconhecimento e demarcação simbólica. Uma contribuição conceitual à análise do lado negativo do reconhecimento

Autores

  • Luiz Gustavo da Cunha de Souza Universidade Federal de Santa Catarina

DOI:

https://doi.org/10.1590/15174522-02004912

Palavras-chave:

Reconhecimento, Desreconhecimento, Demarcação simbólica, Animosidade dirigida a grupos, Subcidadania

Resumo

O presente artigo tem por objetivo central esboçar uma discussão teórica a respeito de relações de demarcação e hierarquização simbólicas que poderiam ser descritaspor meio da categoria analítica de desreconhecimento. Este conceito, que será apresentado em relação aos recentes debates sobre a teoria do reconhecimento,conforme formulada por Axel Honneth, e sobre o lado negativo das relações de reconhecimento, visa explicitar formas de exercício do poder por meio das quais grupos privilegiados denegam a outros grupos ou indivíduos a possibilidade de participar em condições de igualdade das esferas institucionais de reconhecimento que legitimam as sociedades modernas. Neste sentido, as práticas e discursos de desreconhecimento representam uma negação intencional ou uma tentativa de solapar a aplicação dos princípios implícitos do liberalismo democrático e universalista, conforme pressuposto na tradição teórica do reconhecimento. Particular atenção será dada a dois casos de corrosão das normas implícitas de reconhecimento: em primeiro lugar, serão expostas formas de animosidade que buscam justificar estas práticas por meio do recurso à constituição de um imaginário sobre grupos diferentes, assim atribuindo a estes últimos certas características negativas; em segundo lugar, serão trabalhados alguns exemplos da tradição do pensamento social brasileiro e de um eventual aguçamento das tensões políticas e de suas consequências para as tentativas de demarcação simbólica observadas no país.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Luiz Gustavo da Cunha de Souza, Universidade Federal de Santa Catarina

Professor de Teoria sociológica, Departamento de Sociologia e Ciência Política.

Downloads

Publicado

2018-12-14

Como Citar

DE SOUZA, L. G. da C. Reconhecimento, desreconhecimento e demarcação simbólica. Uma contribuição conceitual à análise do lado negativo do reconhecimento. Sociologias, [S. l.], v. 20, n. 49, 2018. DOI: 10.1590/15174522-02004912. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/sociologias/article/view/82272. Acesso em: 29 mar. 2024.