Discriminação e Racismo na União Europeia: diagnóstico de uma ameaça negligenciada e da investigação científica correspondente

Autores

  • Ludger Pries Ruhr-Universität Bochum
  • Natalia Bekassow Ruhr-Universität Bochum

Palavras-chave:

Discriminação. Racismo. Europa. Políticas de não-discriminação

Resumo

Manifestações semanais do controverso movimento PEGIDA (Europeus Patriotas contra a Islamização do Ocidente) estavam ganhando popularidade em diversas cidades alemãs entre o final de 2014 e o final do mês de janeiro de 2015. Os assassinatos ocorridos na sede da revista satírica Charlie Hebdo e no supermercado Hyper Cacher durante a segunda semana de janeiro revelaram a realidade do antissemitismo e provocaram surtos de islamofobia em muitos países europeus. Discriminação e racismo são, evidentemente, questões importantes na Europa. Mas que significado têm esses eventos? Quão disseminadas são a discriminação e o racismo na Europa? Este artigo descreve, inicialmente, os antecedentes históricos e o desenvolvimento de um marco formal Europeu para não discriminação, em seus aspectos institucionais e jurídicos. Em seguida, apresenta e discute as principais fontes de dados oficiais e científicas para o estudo da discriminação na União Europeia. Depois, aborda a situação atual do racismo e da discriminação na EU, com base nos estudos mais recentes e abrangentes sobre o tema. Finalmente, são esboçadas algumas tendências e desafios para novas pesquisas na área. 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ludger Pries, Ruhr-Universität Bochum

Chair of Sociology/Organisation, Migration, Participation at Ruhr-Universität Bochum

Natalia Bekassow, Ruhr-Universität Bochum

Mestranda em Ciências Sociais e Auxiliar de Pesquisa da Cátedra Sociologia/ Organização, Migração, Participação

Ruhr-Universität Bochum

Downloads

Publicado

2015-12-21

Como Citar

PRIES, L.; BEKASSOW, N. Discriminação e Racismo na União Europeia: diagnóstico de uma ameaça negligenciada e da investigação científica correspondente. Sociologias, [S. l.], v. 17, n. 40, 2015. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/sociologias/article/view/61051. Acesso em: 29 mar. 2024.

Edição

Seção

Dossiê - Sociologia da Tradução