Ação afirmativa nos Estados Unidos: breve síntese da jurisprudência e da pesquisa social científica

Autores

  • Richard Lempert Universidade de Michigan

Palavras-chave:

Raça, Classe social, Diversidade racial, Educação superior, Discriminação positiva

Resumo

Este artigo pretende apresentar sucintamente aos leitores não familiarizados com a ação afirmativa nos Estados Unidos seus antecedentes históricos e atual status legislativo e, de maneira mais abrangente, abordar questões empíricas das ciências sociais relacionadas com a ação afirmativa. Abordam-se especificamente as falhas e/ou limitações da pesquisa que sustenta a hipótese da disparidade educacional, da evidência empírica da "disparidade científica", e a afirmação de que a ação afirmativa baseada em classe social seria tão ou quase tão eficaz na promoção da diversidade racial quanto a ação afirmativa baseada em raça. Examinam-se especificamente os trabalhos de Richard Sander, Richard Kahlenberg, Doug Williams e Peter Arcidiacono. O artigo também afirma que o caso Bakke, que apresentou, pela primeira vez, uma decisão da Suprema Corte sobre a ação afirmativa, desvirtuou a jurisprudência a respeito da ação afirmativa na educação e as discussões sobre o tema, de modo a provocar efeitos lamentáveis e duradouros.

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Biografia do Autor

Richard Lempert, Universidade de Michigan

Departamento de Sociologia

Faculdade de Direito

Universidade de Michigan

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Publicado

2015-12-21

Como Citar

LEMPERT, R. Ação afirmativa nos Estados Unidos: breve síntese da jurisprudência e da pesquisa social científica. Sociologias, [S. l.], v. 17, n. 40, 2015. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/sociologias/article/view/60930. Acesso em: 29 mar. 2024.

Edição

Seção

Dossiê - Sociologia da Tradução