Educação e cooperação: práticas que se relacionam

Autores

  • Comissão Editorial Sociologias Universidade Federal do Rio Grande do Sul
  • Walter Frantz

Palavras-chave:

cooperativismo, educação, organização cooperativa, cooperativismo escolar, educação cooperativa

Resumo

A educação e a cooperação são duas práticas sociais que, sob certos aspectos, uma contém a outra. Na educação pode-se identificar práticas cooperativas e na cooperação pode-se identificar práticas educativas. Entrelaçam-se e potencializam-se como processos sociais. A organização da cooperação exige de seus atores uma comunicação de interesses, de objetivos, a respeito do qual precisam falar, argumentar e decidir. Nesse processo de interlocução de saberes de cada associado acontece a educação. Há, portanto, uma estreita relação entre esses dois fenômenos: na prática cooperativa, para além de seus propósitos e interesses específicos, produz-se conhecimento, aprendizagem, educação; na prática educativa, como um processo complexo de relações humanas, produz-se cooperação. Assim, as práticas cooperativas na escola podem constituir-se em privilegiados “espaços pedagógicos”, através dos quais os seus sujeitos tomam consciência das diferentes dimensões da vida social.

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Biografia do Autor

Walter Frantz

Professor do Departamento de Ciências Sociais da Unijuí – Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul.

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Como Citar

SOCIOLOGIAS, C. E.; FRANTZ, W. Educação e cooperação: práticas que se relacionam. Sociologias, [S. l.], v. 3, n. 6, 2008. Disponível em: https://www.seer.ufrgs.br/index.php/sociologias/article/view/5772. Acesso em: 6 jul. 2022.

Edição

Seção

Artigos