Dos habitus de classe aos patrimônios individuais de disposições: reflexões sobre a prática em Pierre Bourdieu e Bernard Lahire

Autores

  • Ana Rodrigues Cavalcanti Alves PPGS-UFPE

DOI:

https://doi.org/10.1590/15174522-018004213

Palavras-chave:

Prática. Habitus de classe. Disposições individuais. Pierre Bourdieu. Bernard Lahire

Resumo

O presente trabalho visa analisar as contribuições teóricas de Pierre Bourdieu e Bernard Lahire na construção de uma sociologia da prática, destacando o esforço dos autores em superar as dicotomias que dividem as principais correntes sociológicas – entre objetivismo e subjetivismo, indivíduo e sociedade. Para tanto, serão apresentados os caminhos traçados pelos autores para pensar a agência humana, através de uma teoria disposicional da ação, que enfatiza os habitus de classe ou as disposições individuais. Por fim, discutiremos os avanços e limites observados nestas perspectivas na apreensão de questões centrais da teoria social contemporânea, como a capacidade reflexiva dos atores e seu papel na reprodução/transformação do mundo social. A análise permite perceber que, apesar de suas contribuições, os autores não conseguem superar as referidas dicotomias, uma vez que terminam por enfatizar o peso do social sobre as condutas individuais.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ana Rodrigues Cavalcanti Alves, PPGS-UFPE

Doutoranda do Programa de Pós-graduação em Sociologia da Universidade Federal de Pernambuco e bolsista do CNPq. Atualmente, pesquisa consumo e estilo de vida das classes populares. Suas principais áreas de interesse são teoria social contemporânea, teoria das classes sociais, sociologia do consumo, teoria marxista e pós-marxismo, pensamento social brasileiro.

Downloads

Publicado

2016-08-19

Como Citar

ALVES, A. R. C. Dos habitus de classe aos patrimônios individuais de disposições: reflexões sobre a prática em Pierre Bourdieu e Bernard Lahire. Sociologias, [S. l.], v. 18, n. 42, 2016. DOI: 10.1590/15174522-018004213. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/sociologias/article/view/56262. Acesso em: 28 mar. 2024.