Conhecer para aproximar: um retrato contíguo da Índia e uma lente de aumento na relação Brasil - Índia sob o signo da Cooperação Sul-Sul.

Autores

  • Alexandre Cesar Cunha Leite Curso de Relações Internacionais e Programa de Pós-graduação em Relações Internacionais (MRI) - Universidade Estadual da Paraíba. Coordenador do Grupo de Estudos e Pesquisa em Ásia-Pacífico (GEPAP/UEPB/CNPq). Pesquisador do Grupo de Pesquisa sobre Potências Médias (GPPM/PUCMINAS/CNPq)

Palavras-chave:

Relações Internacionais, Política Internacional, Índia

Resumo

O atual cenário mundial encontra-se marcado pela ascensão dos países antes denominados periféricos e mais recentemente chamados de emergentes ou em desenvolvimento. A periferia, também reconhecida como "Sul", a despeito de traços de instabilidade política, vulneráveis a choques externos adversos que ressaltam suas contradições e debilidades internas, tem obtido resultados notáveis no que concerne ao seu processo de inserção internacional. O crescimento de seus mercados, a pujança de algumas economias e a busca por uma participação mais ativa na agenda internacional tem concedido destaque a nações que a pouco tempo jogavam na posição de peões no tabuleiro internacional. Estimulados pelo objetivo comum de galgar o desenvolvimento, esses países buscam uma nova posição na cena internacional mediante a estruturação de um esquema de cooperação mais inclusivo, tratado pela literatura das ciências políticas e das relações internacionais como Cooperação Sul-Sul. Essa forma de organização entre as nações tem o intuito de superar os obstáculos que impedem a igualdade nas relações políticas e econômicas entre os países, diferenciando-os no jogo internacional, segregando as nações em países desenvolvidos e países em desenvolvimento ou emergentes. 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Alexandre Cesar Cunha Leite, Curso de Relações Internacionais e Programa de Pós-graduação em Relações Internacionais (MRI) - Universidade Estadual da Paraíba. Coordenador do Grupo de Estudos e Pesquisa em Ásia-Pacífico (GEPAP/UEPB/CNPq). Pesquisador do Grupo de Pesquisa sobre Potências Médias (GPPM/PUCMINAS/CNPq)

Departamento de Relações Internacionais - Universidade Estadual da Paraíba.

Áreas: Relações Internacionais e Economia.

Publicado

2015-05-08

Como Citar

LEITE, A. C. C. Conhecer para aproximar: um retrato contíguo da Índia e uma lente de aumento na relação Brasil - Índia sob o signo da Cooperação Sul-Sul. Sociologias, [S. l.], v. 17, n. 38, 2015. Disponível em: https://www.seer.ufrgs.br/index.php/sociologias/article/view/44748. Acesso em: 26 set. 2022.