Durkheim, Mauss e a atualidade da escola sociológica francesa

Autores

  • Paulo Henrique Martins
  • Juliana de Farias Pessoa Guerra

Palavras-chave:

Sociologia-França. Diferenciação Social. Dádiva.

Resumo

A escola sociológica francesa tem importância amplamente reconhecida para o desenvolvimento da sociologia acadêmica e contemporânea, o que se deve às contribuições de E. Durkheim e M. Mauss em primeiro lugar, mas igualmente a autores como C. Lévi-Strauss, G. Gurvitch, P. Bourdieu, A. Caillé entre outros. Porém, há um dado curioso: apesar de sua fama, desconhecem-se as características próprias da escola sociológica francesa no universo da teoria sociológica
contemporânea. Por desconhecerem suas características alguns autores buscam enquadrar a sociologia francesa dentro do paradigma dualista agência x estrutura, de origem anglo-saxônico. Ora, tal identificação é um erro epistemológico e impede entender que a sociologia francesa parte de outro paradigma: a lógica “efervescente” durkheimiana de diferenciação social que se desenvolve
pela sistematização das noções de representação, simbolismo e totalidade social. Uma chave importante para o desvendamento da escola francesa, sobretudo de
sua atualização teórica no contexto de individualização social que presenciamos na experiência das modernidades, é a sistematização por Mauss dos estudos sobre
o dom, da regra tripartite do dar, receber e retribuir.

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Como Citar

MARTINS, P. H.; GUERRA, J. de F. P. Durkheim, Mauss e a atualidade da escola sociológica francesa. Sociologias, [S. l.], v. 15, n. 34, 2013. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/sociologias/article/view/44029. Acesso em: 28 mar. 2024.