Desrespeito e Revolta

Autores

  • Mattias Iser

Palavras-chave:

Teoria do reconhecimento. Autorrelação. Revolta social. Axel Honneth.

Resumo

Uma crítica social frutífera precisa questionar, também, se as ações ou condições sociais que inicialmente provocam apenas sentimentos difusos de mal-estar ou de vergonha, não deveriam, de preferência, suscitar revolta. Uma das mais frutíferas propostas teóricas para dar conta dessa tarefa é a Teoria do Reconhecimento de Axel Honneth, com a qual ele pretende substituir a ênfase habermasiana em nossas
práticas comunicativas como fundamento da Teoria Crítica. Contudo, nessa abordagem inovadora, é exatamente a forte ênfase de Honneth no autorrelacionamento individual (como núcleo de uma teoria formal do Bem) que conduz a uma incorreta interpretação por parte dele dos principais aspectos da revolta capazes de provocar o avanço. Neste artigo, eu analiso mais precisamente a contribuição que a ideia de uma autorrelação bem-sucedida (como suposto telos) realiza dentro da teoria do reconhecimento, porém, ressaltando suas limitações.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Como Citar

ISER, M. Desrespeito e Revolta. Sociologias, [S. l.], v. 15, n. 33, 2013. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/sociologias/article/view/42433. Acesso em: 29 mar. 2024.

Edição

Seção

Dossiê - Sociologia da Tradução