Educação e sociedade democrática: interpretações sociológicas e desafios à formação política do educador

Autores

  • Alexandre Silva Virginio

Palavras-chave:

Sociedade democrática. Educação. Cidadania. Formação política do educador

Resumo

Neste trabalho, procuramos situar o papel da educação na constituição de uma sociedade democrática. A relação entre democracia e educação funda-se na identificação dos predicados da primeira, sobretudo, a partir das contribuições de Karl Mannheim, e nas propriedades da segunda, mormente em sua dimensão política, estribo para a convergência entre processos curriculares e necessidades sociais. Tomando por base a realidade nacional, asseveramos que a construçãode uma consciência e personalidade democrática decorre da consecução de uma outra sociabilidade, qual seja, consoante aos valores da reciprocidade e da cooperação, tanto quanto sensível à qualificação dos termos que definem, objetiva e subjetivamente, a qualidade de vida. Tal qualidade decorre, ademais, do desenvolvimento das interpretações críticas e/ou propostas criativas colocadas na epela experiência cotidiana. Considerando a natureza precária de nossa cidadania, tanto quanto os desafios educacionais em curso, colocamos em relevo o desafio da formação política do educador. Esta dimensão formativa, principalmente se levarmos em conta as carências e dificuldades das classes populares, pode, se observadas e desenvolvidas as relações ético-políticas que permeiam o saber e o fazer docente, conferir um outro cariz, de natureza humanista, ao processo de socialização escolar. Mais do que isso, pode significar a mediação necessária, ainda que não suficiente, entre utopia democrática e sociedade democrática,entre realidade social e contextos de cidadania e entre necessidade da política e mudança social.

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Como Citar

SILVA VIRGINIO, A. Educação e sociedade democrática: interpretações sociológicas e desafios à formação política do educador. Sociologias, [S. l.], v. 14, n. 29, 2012. Disponível em: https://www.seer.ufrgs.br/index.php/sociologias/article/view/26581. Acesso em: 28 set. 2022.