O trabalho docente na escola de massa: desafios e perspectivas

Autores

  • Isabel Lelis

Palavras-chave:

Escola de massa. Trabalho docente. Formação de professores. Magistério do Brasil

Resumo

Este artigo tem como eixo central o trabalho dos professores na escola de massa, hoje. Em um primeiro momento, foram trazidas questões presentes na literatura internacional e nacional, reveladoras dos desafios que se colocam aos docentes, como a intensificação e complexificação da profissão, a diversificação das tarefas docentes em função de um conjunto de transformações sociais, a importânciaque adquire a formação de professores, tendo em vista a busca pela efetividade do ensino. Em função da magnitude desses problemas, análises da Organização de Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE) e da Comunidade Europeia foram incorporadas ao texto, dada a centralidade que assumiu o campo das políticas de formação de professores para os países-membros desses organismos. A última parte do texto tem a preocupação de analisar os principais problemas enfrentados pelo magistério no contexto brasileiro, como a sobrecarga de trabalho, o esgotamento crescente que vem acometendo os professores e as dificuldades que enfrentam de atualização profissional, já identificadas na produçãoacadêmica.

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Como Citar

LELIS, I. O trabalho docente na escola de massa: desafios e perspectivas. Sociologias, [S. l.], v. 14, n. 29, 2012. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/sociologias/article/view/26371. Acesso em: 16 abr. 2024.

Edição

Seção

Dossiê - Sociologia da Tradução