Sociologia e ensino superior: encontro ou desencontro?

Autores

  • Carlos Benedito Martins

Palavras-chave:

Modernidade. Sociologia. Sistemas de ensino. Subcampos da sociologia. Ensino superior.

Resumo

O artigo aborda determinados marcos que têm caracterizado a relação entre sociologia e a análise dos sistemas de ensino na modernidade, privilegiando nessa relação o sistema de ensino superior. Salienta que a temática da educação ocupou uma posição destacada na obra de determinados autores clássicos da sociologia ao analisar a constituição do processo de modernidade. Ressalta que o sistema de ensino, destacadamente o ensino superior, tem ocupado uma posição estratégica nas sociedades contemporâneas em função da complexa relação que mantém com as esferas econômica, política e cultural em distintos contextos societários.Destaca a tendência existente na sociologia contemporânea de abordar o sistema de ensino como um subcampo especializado no interior da disciplina.Salienta que a tendência de abordar o sistema de ensino superior a partir de diversas temáticas especializadas tem conduzido as análises realizadas nesse subcampo especializado a manter uma articulação mais tênue com questões relativas ao processo de modernidade em sua fase contemporânea. O artigo enfatiza que a sociologia tem como um de seus desafios incontornáveis a tarefa de recolocar na sua pauta de pesquisa a análise dos sistemas de ensino preservando a perspectiva macro analítica delineada por determinados autores clássicos.

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Como Citar

MARTINS, C. B. Sociologia e ensino superior: encontro ou desencontro?. Sociologias, [S. l.], v. 14, n. 29, 2012. Disponível em: https://www.seer.ufrgs.br/index.php/sociologias/article/view/26321. Acesso em: 28 set. 2022.