As desigualdades escolares antes e depois da escola: organização escolar e influência dos diplomas

Autores

  • François Dubet
  • Marie Duru-Bellat
  • Antoine Vérétout

Palavras-chave:

Desigualdades escolares. Desigualdades sociais. Sistema educativo. Reprodução social. Diplomas. Comparação internacional.

Resumo

A escola reproduz as desigualdades sociais por ser mais favorável aos alunos social e culturalmente privilegiados. No entanto, essa “lei” é demasiado geral para explicar as grandes variações na amplitude dessa reprodução, reveladas pelas comparações internacionais. Partindo desses estudos, o artigo mostra, em primeiro lugar, que essas variações não se explicam diretamente pela amplitudedas desigualdades sociais. Para explicá-las é preciso levantar duas outras questões.A primeira tange à organização dos sistemas escolares, os quais podem aumentarou atenuar o impacto das desigualdades sociais sobre as desigualdades escolares. A segunda se refere aos impactos da escola, à influência dos diplomas para a mobilidade social. O artigo demonstra que, quanto mais determinante for o papel dos diplomas, mais marcadas serão as desigualdades escolares e mais rígida será a reprodução das desigualdades sociais. Finalmente, a função atribuída à escola pelas diversas sociedades determinará a amplitude da reprodução social. Contudo,essa análise foi realizada a partir de uma amostra de países, logo a realização de estudos qualitativos complementares seria muito útil para melhor compreender como ocorre a reprodução social.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Como Citar

DUBET, F.; DURU-BELLAT, M.; VÉRÉTOUT, A. As desigualdades escolares antes e depois da escola: organização escolar e influência dos diplomas. Sociologias, [S. l.], v. 14, n. 29, 2012. Disponível em: https://www.seer.ufrgs.br/index.php/sociologias/article/view/26319. Acesso em: 28 set. 2022.