Cooperativismo e dinâmicas produtivas em zonas desfavorecidas. O caso das pequenas cooperativas agrícolas do Sul da França.

Autores

  • Maria Luiza Lins e Silva Pires

Palavras-chave:

Cooperativismo. Arranjos produtivos. Capital social. Zonas desfavorecidas. Desenvolvimento local.

Resumo

Este trabalho tem como objetivo identificar os arranjos produtivos desenvolvidos pelos agricultores familiares no âmbito da unidade familiar e da cooperativa, avaliando seus impactos sobre o território em termos de criação/ampliação do capital social. Procura-se também identificar as estratégias utilizadas pelas cooperativas para lidar com as adversidades locais, garantindo-lhes uma dinâmica particular. As cooperativas têm estimulado a mobilização dos sócios em torno de inovações organizacionais e tecnológicas? Quais os seus impactos em nível de ampliação do capital social e dinamização dos territórios? Essas questões são analisadas a partir de uma pesquisa de natureza qualitativa realizada no Sul da França, tendo como referência dois estudos de caso - Société coopérative agricole Fromagerie des Cévennes e Cooperativa Origine Cévennes.  Em ambos, privilegiaram-se o savoir-faire e o protagonismo dos atores locais; estes considerados, mais do que “objetos de estudo”, “sujeitos de seu próprio desenvolvimento”. O estudo revela os limites e poder de alcance de uma cooperativa, mesmo quando vitimada por distâncias consideráveis dos centros de distribuição dos produtos, custos operacionais elevados, terras áridas e dificuldades de infraestrutura.  Os casos são particularmente significativos para reforçar a importância do cooperativismo, sobretudo em áreas consideradas desfavorecidas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Como Citar

PIRES, M. L. L. e S. Cooperativismo e dinâmicas produtivas em zonas desfavorecidas. O caso das pequenas cooperativas agrícolas do Sul da França. Sociologias, [S. l.], v. 13, n. 26, 2011. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/sociologias/article/view/19928. Acesso em: 29 mar. 2024.