Estética, liberdade e reflexividade: repensando Bourdieu

Autores

DOI:

https://doi.org/10.1590/15174522-89455

Palavras-chave:

Habitus. Estética. Liberdade. Reflexividade. Artista.

Resumo

A sociologia de Pierre Bourdieu tem sido constantemente acusada de determinista e reprodutivista, principalmente devido ao modo pelo qual o conceito de habitus foi teorizado. Por essa razão, tem sido comum o esforço de seus leitores em resgatarem resíduos e margens de liberdade em suas obras. Nesse contexto, a reflexividade aparece como princípio básico para uma leitura não-determinista nem reprodutivista do pensamento bourdieusiano. Nessa investida, ao menos três possibilidades teóricas têm sido aventadas: a reflexividade sociológica, o conceito de hysteresis e a existência de habitus clivados. Todavia, o presente artigo parte das limitações de tais resíduos e aponta para uma via ainda pouco explorada: a dimensão estética. Duas vias serão fundamentais: (1) o ofício do artista; (2) a experiência estética. A partir de ambas, buscar-se-á pensar a relação entre habitus, estética, liberdade e reflexividade.

Aesthetics, freedom and reflexivity: rethinking Bourdieu

 Abstract

Pierre Bourdieu's sociology has been consistently accused of being deterministic and reproductivist, mainly because of the way in which the concept of habitus was theorized. For this reason, his readers have often striven to retrieve vestiges and margins of freedom in his works. In this context, reflexivity appears as a basic principle for a non-deterministic nor reproductivist reading of the Bourdieusian thinking. In this attempt, at least three theoretical possibilities have been proposed: sociological reflexivity, the concept of hysteresis and the existence of cleaved habitus. However, the present article starts from the limitations of such vestiges and points to a still unexplored path: the aesthetic dimension. Two paths will be fundamental: (i) the craft of the artist; (ii) the aesthetic experience. Based on both, we will try to think about the relationship between habitus, aesthetics, freedom and reflexivity.

Keywords: Habitus, aesthetics, taste, artist, reflexivity.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Amarildo Malvezzi, Universidade Federal de Pernambuco

Doutor em Sociologia pela Universidade Federal de Pernambuco.

Referências

ADORNO, Theodor. Teoria estética. Lisboa: Edições 70, 1970.

ADORNO, Theodor; HORKHEIMER, Max. Dialética do esclarecimento: fragmentos filosóficos. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 1985.

ADORNO, Theodor. Notas sobre literatura I. São Paulo: Duas Cidades, 2003.

AGAMBEN, Giorgio. Gosto. In: Enciclopédia Einaudi, v. 25. Criatividade - Visão. Portugal: Imprensa Nacional/Casa da Moeda, 1992.

ALEXANDER, Jeffrey. The reality of reduction: the failed synthesis of Pierre Bourdieu. In: ALEXANDER. Fin de siècle social theory: relativism, reduction and the problem of reason. Londres; Nova York: Verso, 1995.

BERGER, Peter. Redeeming laughter: the comic dimension of human experience. Berlim; Nova York: Walter De Gruyter, 1997.

BOLTANSKI, Luc. On critique: a sociology of emancipation. Cambridge: Polity Press, 2011.

BOURDIEU, Pierre. As regras da arte: gênese e estrutura do campo literário. São Paulo: Companhia das Letras, 1996.

BOURDIEU, Pierre. Meditações pascalianas. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2001.

BOURDIEU, Pierre. Questões de sociologia. Lisboa: Fim de Século, 2003.

BOURDIEU, Pierre. A distinção: crítica social do julgamento. Porto Alegre: Zouk, 2011.

BOURDIEU, Pierre. Outline of a theory of practice. Nova York: Cambridge University Press, 2013.

BOURDIEU, Pierre et al. Ofício de sociólogo: metodologia da pesquisa na sociologia. Petrópolis: Vozes, 2015.

BOURDIEU, Pierre ; WACQUANT, Loïc. An invitation to reflexive sociology. Chicago: University of Chicago Press, 1992.

DANTO, Arthur. O abuso da beleza: a estética e o conceito de arte. São Paulo: Editora WMF Martins Fontes, 2015.

EAGLETON, Terry. A ideologia da estética. Rio de Janeiro: Zahar, 1993.

FERRY, Luc. Homo aestheticus: a invenção do gosto na era democrática. São Paulo: Ensaio, 1994.

GADAMER, Hans-George. Verdade e método: traços fundamentais de uma hermenêutica filosófica. V. 1. Petrópolis, RJ: Vozes, 2014.

HILGERS, Mathieu. Habitus, freedom, and reflexivity. Theory & Psychology., v. 19, n. 6, p. 728-755, 2009. doi: 10.1177/0959354309345892

JENKINS, Richard. Pierre Bourdieu and the reproduction of determinism. Sociology, v. 16, n. 2, p. 270-281, 1982. doi: 10.1177/0038038582016002008

KNAFO, Samuel. Bourdieu and the dead end of reflexivity: on the impossible task of locating the subject. Review of International Studies, v. 42, n. 1, p. 25-47, 2016. doi: 10.1017/S0260210515000121

OLSON, Kevin. Habitus and body language: towards a critical theory of symbolic power. Philosophy & Social Criticism, v. 21, n. 2, p. 23-49, 1995. doi: 10.1177/019145379502100202

ORTEGA Y GASSET, Jose. A desumanização da arte. São Paulo: Cortez, 2001.

PETERS, Gabriel. Habitus, reflexividade e neo-objetivismo na teoria da prática de Pierre Bourdieu. Revista Brasileira de Ciências Sociais, São Paulo, v. 28, n. 83, p. 47-71, 2013. doi: 10.1590/S0102-69092013000300004

WACQUANT, Loïc. Durkheim and Bourdieu: the common plinth and its cracks. In: SUSEN, Simon; Turner, BRYAN S. The legacy of Pierre Bourdieu: critical essays. Org. Simon Susen e Bryan S. Turner. New York: Anthem Press, 2011.

Downloads

Publicado

2019-11-22

Como Citar

MALVEZZI, A. Estética, liberdade e reflexividade: repensando Bourdieu. Sociologias, [S. l.], v. 21, n. 52, p. 192–219, 2019. DOI: 10.1590/15174522-89455. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/sociologias/article/view/15174522-89455. Acesso em: 29 mar. 2024.