Por que alguns estudantes realizam mobilidade internacional e outros não?

Autores

DOI:

https://doi.org/10.1590/18070337-121922

Palavras-chave:

mobilidade acadêmica, programas de intercâmbio, planificação educacional, educação superior

Resumo

Identificar os fatores pessoais e institucionais que contribuem para a mobilidade estudantil universitária é um passo importante para incentivá-la. Com base no tratamento estatístico de uma pesquisa realizada entre estudantes do Centro Universitário de Ciências Sociais e Humanas da Universidade de Guadalajara, México, este trabalho contribui com estudos anteriores sobre as barreiras, motivações e fatores que afetam a mobilidade estudantil, tais como histórico pessoal e acadêmico, bem como elementos de gestão institucional de programas de mobilidade. Os elementos examinados à luz das ferramentas de pensamento de Bourdieu sobre habitus e capital incluem proficiência linguística, renda familiar, interesse em mobilidade, conhecimento de opções de intercâmbio, nível educacional dos pais e viagens internacionais anteriores, entre outros. Os resultados indicam que o conhecimento das opções, a recomendação de professores e o interesse em realizar uma estada internacional são os fatores que mais afetam a mobilidade internacional para obtenção de créditos, seguido do desempenho acadêmico, baixa percepção das barreiras que podem impedir a mobilidade e renda familiar. O artigo termina apresentando uma simulação do impacto nas chances de um estudante fazer uma estada internacional durante seus estudos universitários quando três estratégias são implementadas em instituições de ensino superior: uma campanha para divulgar oportunidades de mobilidade, um trabalho próximo com professores para promover e incentivar a participação e a existência de apoio económico para a realização das estadias.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Magdalena Liliana Bustos-Aguirre, Universidad de Guadalajara

Doctora en gestión de la educación superior por la Universidad de Guadalajara. Profesora-investigadora del Departamento de Turismo, Recreación y Servicio en el Centro Universitario de Ciencias Económico-Administrativas y Coordinadora de la Maestría en Educación Superior Internacional de doble titulación entre la Universidad de Guadalajara y Boston College.

Referências

AHN, Song-ee. A good learning opportunity, but is it for me? A study of Swedish students’ attitudes towards exchange studies in higher education. Journal of Research in International Education, v. 13, n. 2, p. 106–118, 2014. https://doi.org/10.1177/1475240914540117

BEERKENS, Marja et al. Similar students and different countries? An analysis of the barriers and drivers for Erasmus participation in seven countries. Journal of Studies in International Education, v. 20, n. 2, p. 184–204, 2015. https://doi.org/10.1177/1028315315595703

BEHLE, Heike. European mobility of United Kingdom educated graduates. Who stays, who goes? Higher Education Quarterly, v. 68, n. 3, p. 288-304, 2014. https://doi.org/10.1111/hequ.12051

BOURDIEU, Pierre. Capital cultural, escuela y espacio social. Madrid: Siglo XXI Editores, 2011.

BRACHO, Teresa. Políticas basadas en evidencia. La política pública como acción informada y objeto de investigación. En MERINO, Mauricio; CEJUDO, Guillermo (Comps.). Problemas, decisiones y soluciones. Enfoques de política pública. Ciudad de México: FCE/CIDE, 2010. p. 291-319.

BROOKS, Rachel; WATERS, Johanna. Decision-making: Spatio-temporal contexts of decision-making in education abroad. En OGDEN, Anthony C.; STREITWIESER, Bernhard; VAN MOL, Christof (eds.). Education abroad. Bridging scholarship and practice. Oxon: Routledge, 2021, p. 15-27. https://doi.org/10.4324/9780429431463

BUSTOS-AGUIRRE, Magdalena L. et al. Movilidad estudiantil en educación superior en México (2016-2017, 2017-2018 y 2018-2019). Ciudad de México: ANUIES, 2022.

BUSTOS-AGUIRRE, Magdalena L. Intelligent internationalization: using research results to improve credit mobility at Mexican higher education institutions. In: GODWIN, Kara A.; DE WIT, Hans (eds.). Intelligent internationalization. The shape of things to come. Leiden: Brill Sense, 2019. p. 114-117.

CARLSON, Sören. Becoming a mobile student: a processual perspective on German degree student mobility. Population, Space and Place, v. 19, n. 2, p. 168-180, 2013. https://doi.org/10.1002/psp.1749

CGCI-UdeG. Coordinación General de Cooperación e Internacionalización de la Universidad de Guadalajara. Informe anual de actividades 2018. CGCI-UdeG, 2018. Disponible en: http://ci.cgai.udg.mx/es/acerca-de/informes-de-actividades. Acceso en: 1 marzo 2019.

CGPE-UdeG. Coordinación General de Planeación Educativa de la Universidad de Guadalajara. Numeralia institucional diciembre 2018. CGPE-UdeG, 2018. Disponible en: http://www.cgpe.udg.mx/sites/default/files/31_de_diciembre_2018_0.pdf. Acceso en: 16 ene. 2021.

COMISIÓN EUROPEA. Dirección General de Educación, Juventud, Deporte y Cultura. Erasmus+ annual report 2019. Publications Office, 2020. Disponible en: https://data.europa.eu/doi/10.2766/651849. Acceso en: 17 sept. 2022.

COMISIÓN EUROPEA. Dirección General de Educación, Juventud, Deporte y Cultura. Erasmus+ higher education impact study: final report. Publications Office, 2019. Disponible en: https://data.europa.eu/doi/10.2766/162060. Acceso en: 17 sept. 2022.

CUCSH-UdeG. Centro Universitario de Ciencias Sociales y Humanidades de la Universidad de Guadalajara. Informe de actividades 2018. CUCSH-UdeG, 2018. Disponible en: http://www.cucsh.udg.mx/sites/default/files/Informecucsh2018.pdf. Acceso en: 1 junio 2019.

GERHARDS, Jürgen; HANS, Silke. Transnational human capital, education, and social inequality. Analyses of international student exchange. Zeitschrift für Soziologie, v. 42, n. 2, p. 99-117, 2013. https://www.degruyter.com/document/doi/10.1515/zfsoz-2013-0203/html

HACKNEY, Kaylee et al. An empirical study of student willingness to study abroad. Journal of Teaching in International Business, v. 23, n. 2, p. 123-147, 2012. http://dx.doi.org/10.1080/08975930.2012.718705

HOLLOWAY, Sarah L. et al. Educational mobility and the gendered geography of cultural capital: the case of international student flows between Central Asia and the UK. Environment and Planning A: Economy and Space, v. 44, n. 9, p. 2278-2294, 2012. https://doi.org/10.1068/a44655

HU, Aihua; CAIRNS, David. Hai Gui or Hai Dai? Chinese student migrants and the role of Norwegian mobility capital in career success. Young, v. 25, n. 2, p. 174-189, 2017. https://journals.sagepub.com/doi/pdf/10.1177/1103308816670821

KIM He S.; LAWRENCE, Janet H. Who studies abroad? Understanding the impact of intent on participation. Research in Higher Education, n. 62, p. 1039-1085, 2021. https://doi.org/10.1007/s11162-021-09629-9

KNIGHT, Jane. Higher education in turmoil. The changing world of internationalisation. Rotterdam: Sense Publishers, 2008. https://doi.org/10.1590/15174522-97865

MALDONADO-MALDONADO, Alma (coord.). Patlani. Encuesta mexicana de movilidad internacional estudiantil. 2014/2015 y 2015/2016. México: ANUIES, 2017. Disponible en: http://publicaciones.anuies.mx/pdfs/libros/Libro235.pdf. Acceso en 15 dic. 2020.

MALDONADO-MALDONADO, Alma; CÁRDENAS DENHAM, Sergio; CORTES VELASCO, Christian I. ¿Qué inhibe la participación en actividades de movilidad? Revista Mexicana de Investigación Educativa, v. 26, n. 88, p. 19-45, 2021. https://www.scielo.org.mx/pdf/rmie/v26n88/1405-6666-rmie-26-88-19.pdf

MURPHY-LEJEUNE, Elizabeth. Student mobility and narrative in Europe. The new strangers. London: Routledge, 2002.

NETZ, Nicolai et al. Socio-demographics: A global overview of inequalities in education abroad participation. In: OGDEN, A. C.; STREITWIESER, B.; VAN MOL, C. (ed.). Education abroad. Bridging scholarship and practice. Oxon: Routledge, 2021. p. 28-42. https://doi.org/10.4324/9780429431463

PÉREZ-ENCINAS, Adriana; RODRIGUEZ-POMEDA, Jesus; DE WIT, Hans. Factors influencing student mobility: a comparative European study. Studies in Higher Education, v. 46, n. 12, p. 2528-2541, 2021. https://doi.org/10.1080/03075079.2020.1725873

SOUTO-OTERO, Manuel et al. Barriers to International Student Mobility: Evidence From the Erasmus Program. Educational Researcher, v. 42, n. 2, p. 70-77, 2013. https://doi.org/10.3102/0013189X12466696

STOCK, James H.; WATSON, Mark W. Introduction to econometrics. 4. ed. Nueva York: Pearson, 2019.

STROUD, April H. Who plans (not) to study abroad? An examination of U.S. student intent. Journal of Studies in International Education, v. 14, n. 5, p. 491-507, 2010. https://doi.org/10.1177/1028315309357942

TEICHLER, Ulrich. Internationalisation trends in higher education and the changing role of international student mobility. Journal of International Mobility, v. 1, n. 5, p. 177-216, 2017. https://www.cairn.info/revue-journal-of-international-mobility-2017-1-page-177.htm

TRAN, Ly T. Mobility as ‘becoming’: a Bourdieuian analysis of the factors shaping international student mobility. British Journal of Sociology of Education, v. 37, n. 8, p. 1268-1289, 2016. https://doi.org/10.1080/01425692.2015.1044070

Publicado

2023-01-10

Como Citar

BUSTOS-AGUIRRE, M. L. Por que alguns estudantes realizam mobilidade internacional e outros não?. Sociologias, [S. l.], v. 24, n. 61, p. 290–321, 2023. DOI: 10.1590/18070337-121922. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/sociologias/article/view/121922. Acesso em: 28 mar. 2024.