Culturas de participação de jovens

o caso das regiões fronteiriças em Portugal

Autores

DOI:

https://doi.org/10.1590/18070337-112385

Palavras-chave:

juventude, participação, regiões de fronteira, regiões rurais, culturas juvenis

Resumo

Este artigo busca fazer o retrato de culturas de participação de jovens do ensino secundário e residentes em regiões de fronteira em Portugal continental. Essas regiões são, em geral, marcadas por desigualdades económicas, sociais e culturais que se traduzem em menores oportunidades de oferta educativa, emprego e espaços de participação. A partir de uma perspetiva da sociologia da juventude, analisam-se dados de um questionário aplicado a 3968 jovens de 38 municípios com o objetivo de mapear a participação jovem e discutir propostas para outras formas de participação às quais têm menos acesso. Os resultados apontam para algumas diferenças entre sexos e de classe social, revelando que se envolvem mais em atividades desportivas e menos em atividades de participação política e cívica. Conclui-se que os contextos aqui em análise têm uma menor diversidade de oferta de espaços de participação, que se traduz num menor envolvimento de jovens. Este trabalho aponta para a pertinência de se equacionarem modelos de participação centrados em jovens e por eles e elas protagonizados. Contribui-se, com este trabalho, para uma análise do espectro da participação jovem em contextos menos estudados como os rurais e de regiões fronteiriças.

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Biografia do Autor

Nicolas Martins da Silva, Universidade do Porto

Doutorando em Ciências da Educação no Centro de Investigação e de Intervenção Educativa, Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto (CIIE-FPCEUP), Porto, Portugal.

Sara Pinheiro, Universidade do Porto

Doutora em Ciências da Educação pela Universidade do Porto e pesquisadora assistente no Centro de Investigação e de Intervenção Educativas, Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto (CIIE-FPCEUP), Porto, Portugal.

Sofia Marques da Silva, Universidade do Porto

Doutora em Ciências da Educação, professora associada da Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação e membro efetivo do Centro de Investigação e de Intervenção Educativas (CIIE-FPCEUP) da Universidade do Porto, Porto, Portugal.

 

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Publicado

2022-08-29

Como Citar

SILVA, N. M. da; PINHEIRO, S.; SILVA, S. M. da. Culturas de participação de jovens: o caso das regiões fronteiriças em Portugal. Sociologias, [S. l.], v. 24, n. 60, 2022. DOI: 10.1590/18070337-112385. Disponível em: https://www.seer.ufrgs.br/index.php/sociologias/article/view/112385. Acesso em: 1 fev. 2023.