Tornar-se Beauvoir: para além dos argumentos ad feminam

Autores

DOI:

https://doi.org/10.1590/15174522-109333

Palavras-chave:

Simone de Beauvoir, biografia, feminismo, O segundo sexo, Jean-Paul Sartre

Resumo

KIRKPATRICK, Kate. Simone de Beauvoir: uma vida. São Paulo: Planeta do Brasil, 2020.

 

Nessa inteligente biografia, a filósofa inglesa Kate Kirkpatrick rastreia, em perspectiva histórica, a trajetória existencial pela qual Beauvoir “tornou-se” Beauvoir. O livro acompanha como a pensadora francesa fez de sua própria personalidade-no-mundo um projeto deliberado, o qual teve de enfrentar uma série de resistências “ad feminam” oriundas de seu cenário sociocultural. Com base na leitura atenta dos diários que Beauvoir manteve durante seus tempos de estudante, publicados somente em 2008, Kirkpatrick lança nova luz sobre a evolução intelectual da pensadora francesa. Quando passa da sua juventude à sua maturidade e velhice, a biografia nunca perde de vista o complexo engajamento de Beauvoir com suas circunstâncias sócio-históricas. Tal combinação de análise biográfica com um exercício em história cultural se mostra especialmente fecunda no trato da conturbada recepção de O segundo sexo e das respostas criativas da autora a essa recepção. Ademais, o livro de Kirkpatrick explora a densidade filosófica, literária e ético-política da obra beauvoiriana, densidade frequentemente deixada de lado por outras biografias em favor de uma concentração sobre a vida afetiva da filósofa. O respeito à complexidade e às nuances do pensamento de Beauvoir evidencia, finalmente, o erro de uma lógica reputacional sexista que, tomando seu trabalho como parasitário e derivativo em relação àquele de Jean-Paul Sartre, insiste em negar sua originalidade e independência intelectual.  

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Gabriel Peters, Universidade Federal de Pernambuco

Professor do Departamento de Sociologia da UFPE e do Programa de Pós-Graduação em Sociologia da mesma universidade, onde integra a linha de pesquisa "Teoria e Pensamento Social".

Referências

BEAUVOIR, Simone. O segundo sexo. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2014.

RIBEIRO, Djamila. Iconoclasta de si mesma. Quatro cinco um, 1 abr. 2010. Disponível em: https://www.quatrocincoum.com.br/br/resenhas/biografia/iconoclasta-de-si-mesma.

ROWLEY, Hazel. Tête-à-tête: the tumultuous lives and loves of Simone de Beauvoir and Jean-Paul Sartre. Nova York: HarperCollins, 2006.

SARTRE, Jean Paul. O ser e o nada. Petrópolis: Vozes, 1997.

WOOLF, Virginia. Um teto todo seu. São Paulo: Companhia das Letras, 2014.

Downloads

Publicado

2022-05-31

Como Citar

PETERS, G. Tornar-se Beauvoir: para além dos argumentos ad feminam. Sociologias, [S. l.], v. 24, n. 59, p. 416–429, 2022. DOI: 10.1590/15174522-109333. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/sociologias/article/view/109333. Acesso em: 29 mar. 2024.