A IMPORTÂNCIA DA EDUCAÇÃO POPULAR EM SAÚDE NOS PROCESSOS FORMATIVOS NA ATENÇÃO BÁSICA

Autores

  • Michele Neves Meneses Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
  • Ramona Fernanda Ceriotti Toassi Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) http://orcid.org/0000-0003-4653-5732

DOI:

https://doi.org/10.54909/sp.v2i1.88874

Resumo

O trilhar da Educação Popular em Saúde vem se desenhando há muito tempo, por meio de ações desenvolvidas pelos movimentos sociais, profissionais da saúde, bem como durante a construção e efetivação do Sistema Único de Saúde (SUS). Em outubro de 2013, o Programa de Qualificação em Educação Popular em Saúde (BRASIL, 2013) vem para sensibilizar e qualificar profissionais da saúde quanto à educação popular. O objetivo desta pesquisa de Mestrado Profissional é compreender o significado da experiência de formação no Curso de Aperfeiçoamento Educação Popular em Saúde (EdPopSUS) para Agentes Comunitários de Saúde (ACS), no extremo Sul do Brasil. Trata-se de estudo de abordagem qualitativa (estudo de caso), realizado com ACS e gestores da cidade e do curso, sobre o significado da experiência do EdPopSUS. Foram convidados a participar da pesquisa todos os 35 educandos que finalizaram o curso, em 2017, além dos gestores envolvidos. O método de amostragem utilizado foi o da saturação. A coleta de dados ocorreu por meio da realização de entrevistas semiestruturadas individuais, da análise das cartas de expectativas inicial e final de cada educando e do material didático do curso. O material textual das entrevistas foi interpretado pela análise de conteúdo de Bardin (2011) com o apoio do software ATLAS.ti. Como resultado parcial tem-se que o curso trouxe aprofundamento de conhecimentos no âmbito da Promoção e Educação em Saúde, práticas fundamentais para os trabalhadores da Atenção Básica. É uma formação que tem evidenciado a importância dos saberes populares e ancestrais no diálogo com as comunidades, aproximando os profissionais com ‘olhares’ mais atentos à saúde e à vida. Traz aspectos das práticas integrativas, populares e complementares em saúde, expressas nas práticas de cuidado e ratificando que todos somos cuidadores em saúde e, portanto, tecedores na produção de conhecimentos compartilhados e na constituição de sujeitos e atores políticos no campo da saúde. Ainda, faz um resgate da importância dos profissionais da Atenção Básica, em especial aos ACS, para a consolidação do SUS. Como produto da pesquisa será produzido um material didático-instrucional na forma de fanzine para divulgar a política de educação popular em saúde e principais resultados da pesquisa para os trabalhadores em saúde e comunidade em geral. Também será produzida uma mídia virtual para disseminação do conhecimento na forma de vídeo institucional para divulgação da Política de Educação Popular em Saúde e EdPopSUS A pesquisa mostrou a importância de aprendizagens com metodologias ativas e participativas, que incluem os saberes populares em todo processo do aprender, e, que, vem contribuindo significativamente com novos elementos para a implantação da PNEPS-SUS, pois sabe-se que a qualificação profissional dos trabalhadores do SUS é um componente fundamental no processo de transformação qualitativa dos serviços de saúde pública no Brasil.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Michele Neves Meneses, Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)

Enfermeira na Prefeitura Municipal do Rio Grande, Rio Grande do Sul, Brasil. Articulação Nacional de Movimentos e Práticas em Educação Popular e Saúde – ANEPS/MOPS. Educadora Popular em Saúde. Especialista em Abordagem Multidisciplinar em Dependência Química. Especialista em Educação Permanente em Saúde. Especialista em Vigilância Ambiental em Saúde. Especialista em Gestão em Saúde Pública. Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Ensino na Saúde – Mestrado Profissional da Faculdade de Medicina. Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS).

Ramona Fernanda Ceriotti Toassi, Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)

Doutora em Educação. Professora do Departamento de Odontologia Preventiva e Social da Faculdade de Odontologia e do Programa de Pós-Graduação em Ensino na Saúde – Mestrado Profissional da Faculdade de Medicina. Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS).

Referências

BARDIN, L. Análise de conteúdo. São Paulo: Edições 70, 2011.

BRASIL. Ministério da Saúde. Secretaria de Gestão Estratégica e Participativa. Política Nacional de

Educação Popular em Saúde no SUS. Brasília: Secretaria de Gestão Estratégica e Participativa, 2013.

Downloads

Publicado

2018-12-15

Como Citar

MENESES, M. N.; TOASSI, R. F. C. A IMPORTÂNCIA DA EDUCAÇÃO POPULAR EM SAÚDE NOS PROCESSOS FORMATIVOS NA ATENÇÃO BÁSICA. Saberes Plurais Educação na Saúde, [S. l.], v. 2, n. 1, p. 11–12, 2018. DOI: 10.54909/sp.v2i1.88874. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/saberesplurais/article/view/88874. Acesso em: 29 mar. 2024.

Edição

Seção

Artigos especiais

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

1 2 3 4 > >>