O PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENSINO NA SAÚDE, A AVALIAÇÃO QUADRIENAL 2017-2020 DA CAPES E A REVISTA SABERES PLURAIS

Autores

DOI:

https://doi.org/10.54909/sp.v6i2.128862

Palavras-chave:

Avaliação Educacional, Educação Profissionalizante, Educação em Saúde

Resumo

O Programa de Pós-Graduação em Ensino na Saúde teve conceito elevado de 3 para 4, na Avaliação Quadrienal 2017-2020 da CAPES, com desempenho bom ou muito bom nos três quesitos avaliativos (proposta do programa, formação e impacto social), demonstrando amadurecimento, desfechos positivos de formação e atuação em projetos de pesquisa articulados com a rede de saúde. A revista Saberes Plurais: Educação na Saúde tem sintonia com tal crescimento e o promove, ao refletir a missão do programa de formar profissionais de saúde para atuar de modo estratégico nos contextos das redes de atenção e educação do Sistema Único de Saúde. Dentre os pontos de destaque do PPGENSAU/UFRGS obtidos no processo da avaliação quadrienal: proposta consistente, pesquisa aderente à área de concentração e linhas de pesquisa; currículo fundamentado, sustentabilidade do programa, busca de parcerias com gestores na área da saúde, quadro docente qualificado e estável, ações de integração ensino-serviço-comunidade, planejamento estratégico, condução participativa, ciclos avaliativos com a comunidade acadêmica, autoavaliação e trabalhos de conclusão de curso sempre acompanhados de produto técnico com foco na realidade regional. Egressos têm boa inserção no mercado de trabalho, muitos atuando em seus municípios de origem em atividades ligadas à educação na saúde. Quanto ao impacto social do programa, a avaliação destacou o caráter inovador da produção intelectual, diversidade e originalidade nos processos de elaboração, com produtos que envolvem a comunidade e alunos de graduação, são elaborados em parceria com outras instituições, recebem apoio financeiro de chamada pública e assessoria de universidade do exterior. O PPGENSAU/UFRGS começa a internacionalização, mas seu destaque é a penetração nos serviços regionais, pelos vínculos com egressos e pela capilaridade dos cargos que os estudantes ocupam.

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Biografia do Autor

Cristine Maria Warmling, Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)

Pós-doutorado CAPES/Brasil/McGill University Montreal-Canadá. Doutorado em Educação Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Mestrado em Saúde Coletiva pela Universidade Federal de Santa Catarina. Professora Associada do Departamento de Odontologia Preventiva e Social da Faculdade de Odontologia da UFRGS. Coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Ensino na Saúde, Faculdade de Medicina, UFRGS, Porto Alegre, Rio Grande do Sul, Brasil

Danilo Blank, Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)

Professor titular do Departamento de Pediatria da Faculdade de Medicina da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Coordenador do Núcleo Docente Estruturante do Curso de Medicina. Coordenador substituto do Programa de Pós-Graduação em Ensino na Saúde, Faculdade de Medicina, UFRGS, Porto Alegre, Rio Grande do Sul, Brasil

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Publicado

2023-01-15

Como Citar

WARMLING, C. M.; BLANK, D. O PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENSINO NA SAÚDE, A AVALIAÇÃO QUADRIENAL 2017-2020 DA CAPES E A REVISTA SABERES PLURAIS. Saberes Plurais Educação na Saúde, [S. l.], v. 6, n. 2, 2023. DOI: 10.54909/sp.v6i2.128862. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/saberesplurais/article/view/128862. Acesso em: 29 mar. 2024.

Edição

Seção

Editorial

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