PERSPECTIVAS DISCENTES DAS METODOLOGIAS ATIVAS DE ENSINO-APRENDIZAGEM NA FORMAÇÃO EM SAÚDE
DOI:
https://doi.org/10.54909/sp.v6i2.128395Palavras-chave:
Educação Superior, Sistema de Aprendizagem em Saúde, Aprendizagem Baseada em Problemas, CurrículoResumo
As Metodologias Ativas de Ensino-Aprendizagem (MAEA) são estratégias de inovação
curricular que privilegiam o protagonismo do aluno. Neste estudo, objetivou-se investigar as MAEA sob a percepção de discentes da área da saúde. Trata-se de estudo transversal, com abordagem descritiva, realizado por meio de questionários semiestruturados
distribuídos a estudantes de oito cursos da Universidade Federal de Sergipe (UFS), campus Lagarto, de fevereiro de 2018 a junho de 2019. Os dados foram analisados de forma
descritiva por meio do software Excel (Microsoft®) e STATA. Participaram desta pesquisa 412 (25%) discentes, 42,5% (n=175) estava no ciclo comum/básico (I ciclo). Quanto a
satisfação com o ensino, 77% (n=317) dos estudantes relataram que ao menos um dos
módulos com MAEA deveria ter outra metodologia de ensino, e 30,3% (n=122) referiram
que provavelmente ou com certeza mudariam de curso; 25,1% (n=102) referiram que
provavelmente ou com certeza mudariam de instituição de ensino. Na análise por módulo curricular, o módulo Tutorial que utiliza o PBL foi apontado como aquele que mais
influencia na geração de tensão, ansiedade e estresse. O módulo de PEC baseado na
problematização influenciou de forma mais prevalente aspectos de Humanização e Criticidade. Habilidades, módulo mais diverso em MAEA, foi o que apresentou maior prevalência de elevada contribuição para formação profissional. Os resultados demonstraram
percepções diversas sobre as MAEA na educação superior indicando a importância de
mais estudos sobre as práticas pedagógicas na formação em saúde, e a necessidade de
reflexão institucional e docente sobre a aplicabilidade das MAEA.
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