TESTE DE ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA

PROPOSTA DE UM GAME EDUCACIONAL CUJA A FINALIDADE É DETECTAR UM IMUNIZANTE PARA COMBATER A COVID-19

Autores

DOI:

https://doi.org/10.54909/sp.v7i1.128236

Palavras-chave:

Alfabetização Científica, Gamificação, Ciência, Tecnologia e Sociedade, Multimídia

Resumo

Os jogos educacionais têm-se tornado uma ferramenta importante no contexto educacional e de ampla aceitação e domínio para a atual geração de estudantes. No processo de ensino e de aprendizagem, esses jogos precisam de um notório engajamento dos usuários. Nesse contexto, este artigo apresenta um relato de experiência que mostra o processo de desenvolvimento de um game educacional, elaborado na plataforma do software Construct 2, e que foi denominado de Scientist Avenger. O jogo teve o propósito de reproduzir em sua estrutura o Teste de Alfabetização Científica Simplificado (TACB-S), desenvolvido por Vizzoto e Mackedanz. Vale destacar que a ação teve início durante a pandemia de COVID-19, que levou as Instituições de Ensino a suspenderem suas atividades presenciais, bem como, modificou o comportamento social da sociedade. Naquele momento, a gamificação emergiu como uma metodologia ativa que possuía familiaridade com os estudantes de diferentes faixas etárias. Metodologicamente, o jogo foi planejado para percorrer quatro (4) fases e, no futuro, será aplicado em estudantes do Ensino Médio de escolas do interior do estado do Rio Grande do Sul. Espera-se que o game educacional desenvolvido se torne mais uma possibilidade do uso das tecnologias digitais no contexto escolar e que possa estimular trabalhos futuros a fim de tornar o jogo aplicável a qualquer nível da educação ou grupos de indivíduos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Viviani Epifanio Machado Ferreira, Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA)

Mestranda, Mestrado Acadêmico em Ensino, Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA)/campus Bagé, Bagé, Brasil

Cristiano Corrêa Ferreira, Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA)

Possui graduação em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Federal de Pelotas (1999), especialização em Gráfica Digital pela Universidade Federal de Pelotas (2012), especialização em Tecnologias Digitais Aplicadas à Educação pela Uniasselvi (2021), mestrado em Engenharia Civil pela Universidade Federal de Santa Maria (2002) e doutorado em Engenharia de Minas, Metalurgia e de Materiais pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2009). Atualmente é professor associado II da Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA)/campus Bagé, Bagé, Brasil. Tem experiência nos cursos de graduação, nas áreas de Arquitetura e Urbanismo e Engenharias, com ênfase em Fundamentos de Desenho Técnico e Expressão Gráfica, Engenharia do Produto e Prototipagem, atuando principalmente nos seguintes temas: Educação, Desenho técnico, Representação do Projeto, Expressão Gráfica, Desenvolvimento do Produto, Produtos Cerâmicos, Modelagem e Prototipagem e Informática. Na pós-graduação, é docente do curso de especialização em modelagem computacional em ensino, experimentação e simulação. É membro do mestrado acadêmico em ensino da UNIPAMPA, atuando no desenvolvimento de produtos educacionais, gamificação, modelagem e prototipagem, DUA e Inteligências Múltiplas, além de ser avaliador institucional da CTAA (Comissão Técnica de Acompanhamento da Avaliação) do INEP - MEC

Downloads

Publicado

2023-04-13

Como Citar

FERREIRA, V. E. M.; FERREIRA, C. C. TESTE DE ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA: PROPOSTA DE UM GAME EDUCACIONAL CUJA A FINALIDADE É DETECTAR UM IMUNIZANTE PARA COMBATER A COVID-19. Saberes Plurais Educação na Saúde, [S. l.], v. 7, n. 1, p. e128236, 2023. DOI: 10.54909/sp.v7i1.128236. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/saberesplurais/article/view/128236. Acesso em: 16 abr. 2024.

Edição

Seção

Experiências docentes e discentes