EXTRAÇÃO DE LEITE HUMANO À BEIRA DO LEITO EM AMBIENTE NEONATAL

DESAFIOS E ESTRATÉGIAS DESENVOLVIDAS

Autores

  • Rosy Denyse Pinheiro de Oliveira Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (EBSERH)/Maternidade Escola Assis Chateaubriand (MEAC), Universidade Federal do Ceará (UFC), Hospital Geral Dr. César Cals (HGCC) https://orcid.org/0000-0002-4997-1524
  • Claudia Dayube Pereira Instituto Fernandes Figueira (IFF)/FIOCRUZ https://orcid.org/0000-0002-2830-0414
  • Rebeca Silveira Rocha Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (EBSERH)/Maternidade Escola Assis Chateaubriand (MEAC), Universidade Federal do Ceará (UFC) https://orcid.org/0000-0001-9825-6298
  • Janaina Ladim de Sousa Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (EBSERH)/Maternidade Escola Assis Chateaubriand (MEAC), Universidade Federal do Ceará (UFC) https://orcid.org/0000-0002-2057-850X

DOI:

https://doi.org/10.54909/sp.v7i1.128224

Palavras-chave:

Aleitamento Materno, Neonatologia, COVID-19, Recém-nascido, Prematuro, Lactação

Resumo

O leite materno além de ser a melhor alimentação para bebês, contribui para redução de até 13% da mortalidade infantil. Dentre as estratégias para intensificar o aleitamento materno e a manutenção da lactação encontra-se a extração de leite humano em ambiente neonatal. Com a pandemia, novos obstáculos surgiram, como o distanciamento das mães nas unidades neonatais e a redução na extração de leite a beira do leito em ambiente neonatal. O objetivo deste artigo foi relatar a experiência de estratégias e ações que favoreçam a manutenção da lactação em mães de recém-nascidos prematuros, com ênfase na extração de leite à beira do leito nas unidades neonatais. Trata-se de relato de experiência que utilizou a metodologia do Arco de Maguerez, nas unidades neonatais de um hospital terciário, em Fortaleza/Ceará, nos meses de fevereiro a agosto de 2022. Teve como base as estratégias para manutenção da lactação em mães de recém-nascidos prematuros com ênfase na extração de leite à beira leito. Destacam-se como desafios da manutenção da lactação em mães de recém-nascidos prematuros a interrupção da ordenha na beira do leito, a ausência de protocolo definido, a falta de sensibilização da equipe, a superlotação, a dificuldade no livre acesso da mãe de corrente do agravamento da pandemia e a baixa adesão dos profissionais aos treinamentos. A partir dos aspectos identificados foi desenvolvido o ‘Procedimento Operacional Padrão e Fluxo de Extração de Leite em Ambiente neonatal’, reuniões, treinamentos e sensibilização com as equipes, envolvendo também a residência multiprofissional. As boas práticas neonatais ainda são um desafio, observado de forma mais evidente na pandemia. Esta experiência possibilitou identificar lacunas, desenvolver estratégias, intensificar o conhecimento e direcionar ações para a melhoria da assistência neonatal.

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Biografia do Autor

Rosy Denyse Pinheiro de Oliveira, Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (EBSERH)/Maternidade Escola Assis Chateaubriand (MEAC), Universidade Federal do Ceará (UFC), Hospital Geral Dr. César Cals (HGCC)

Doutora em Enfermagem. Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (EBSERH)/Maternidade Escola Assis Chateaubriand (MEAC), Universidade Federal do Ceará (UFC), Hospital Geral Dr. César Cals (HGCC), Fortaleza, Brasil

Claudia Dayube Pereira, Instituto Fernandes Figueira (IFF)/FIOCRUZ

Doutora em Enfermagem na Escola de Enfermagem Anna Nery/UFRJ. Mestre em Enfermagem na Escola de Enfermagem Anna Nery/UFRJ. Especialização em Acupuntura pela Escola de Zang Fu de Acupuntura Clássica. Graduação em Enfermagem e Obstetrícia em 2004, pela Escola de Enfermagem Anna Nery/UFRJ. Especialização em Enfermagem Pediátrica, em 2006 pelo Instituto Fernandes Figueira/FIOCRUZ, Rio de Janeiro, Brasil, onde trabalha atualmente

Rebeca Silveira Rocha, Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (EBSERH)/Maternidade Escola Assis Chateaubriand (MEAC), Universidade Federal do Ceará (UFC)

Enfermeira graduada pela Universidade Estadual do Ceará. Especialista em Enfermagem Neonatal e Pediátrica pela Aben-CE. Mestre em Saúde Pública pela Universidade Estadual do Ceará. Doutora em Enfermagem pela Universidade Federal do Ceará. Enfermeira assistencial da Unidade Neonatal da Maternidade Escola Assis Chateubriand (MEAC), Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (EBSERH), Universidade Federal do Ceará (UFC), Fortaleza, Brasil. Atua principalmente nos seguintes temas: saúde materno-infantil e recém-nascido

Janaina Ladim de Sousa, Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (EBSERH)/Maternidade Escola Assis Chateaubriand (MEAC), Universidade Federal do Ceará (UFC)

Mestre em Enfermagem pela Universidade Federal do Ceará (UFC) (2019). Pós-graduada em Preceptoria em Saúde pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) (2019), em Enfermagem em Nefrologia pela Universidade Estadual do Ceará (UECE) (2015), em Enfermagem em UTI pela ATUALIZA (2014) e Saúde da Família pela Universidade Federal do Ceará (UFC) (2012). Graduada em Enfermagem pela Universidade Regional do Cariri (URCA) (2004). Foi chefe da Unidade de Apoio a Gestão em Enfermagem em 2021/2022. Atualmente é Chefia Imediata do Banco de Leite Humano da Maternidade Escola Assis Chateaubriand, MEAC - UFC, Fortaleza, Brasil. Preceptora das residências RESENFO/UFC e RESMULTI/UFC Maternidade Escola Assis Chateaubriand/UFC. Participa do projeto de pesquisa 'Saúde da criança e da família', UFC. Presidente da Comissão da Iniciativa Hospital Amigo da Criança, IHAC/MEAC. Membro da Comissão de Comunicação da MEAC. Membro efetivo do grupo da Estratégia QUALINEO/MEAC. Membro efetivo do Comitê Estadual de Bancos de Leite Humano do Ceará. Tem experiência na área de Enfermagem, com ênfase em Saúde da Criança e da família e Aleitamento materno

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Publicado

2023-04-21

Como Citar

OLIVEIRA, R. D. P. de; PEREIRA, C. D.; ROCHA, R. S. .; SOUSA, J. L. de. EXTRAÇÃO DE LEITE HUMANO À BEIRA DO LEITO EM AMBIENTE NEONATAL: DESAFIOS E ESTRATÉGIAS DESENVOLVIDAS. Saberes Plurais Educação na Saúde, [S. l.], v. 7, n. 1, p. e128224 , 2023. DOI: 10.54909/sp.v7i1.128224. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/saberesplurais/article/view/128224. Acesso em: 16 abr. 2024.

Edição

Seção

Experiências docentes e discentes