VIVÊNCIA DA ADOLESCENTE-MÃE NO MÉTODO CANGURU

A ENFERMEIRA COMO FACILITADORA DOS CUIDADOS MULTIDIMENSIONAIS

Autores

DOI:

https://doi.org/10.54909/sp.v7i1.128218

Palavras-chave:

Cuidado pré-natal, Cuidado Pós-Natal, Cuidados de enfermagem, Método Canguru, Educação em saúde

Resumo

Estruturado como um modelo de atenção humanizada ao recém-nascido (RN), o Método Canguru (MC) encoraja o contato pele a pele por meio da posição canguru, assim como a participação dos pais nos cuidados. Constituído em três etapas, contribui para a redução da morbimortalidade neonatal. Neste caminhar, busca-se analisar as vivências das adolescentes-mães nas etapas do MC e discutir a atuação da enfermeira como facilitadora do processo de educação-ação do cuidado materno. Estudo descritivo, qualitativo, método Narrativa de Vida, realizado em duas maternidades públicas do município do Rio de Janeiro. Foram entrevistadas oito adolescentes-mães no período de maio a outubro de 2019. Foi aplicada a técnica de análise temática dos dados. As vivências no MC tiveram início somente na Unidade de Terapia Intensiva Neonatal (UTIN), com o nascimento prematuro do recém-nascido, dando continuidade da segunda etapa do método na Unidade de Cuidado Intermediário Canguru (UCINCa) e a terceira etapa do mesmo no ambulatório de follow-up das unidades de referência. Por meio da posição canguru, as adolescentes-mães se sentiram mais próximas dos filhos, sendo a segunda etapa do método uma oportunidade de aquisição da prática do cuidar, e as orientações recebidas pelas enfermeiras, essenciais nesse processo. A continuação do método no domicílio foi considerada desafiadora, evidenciando a necessidade de apoio da rede familiar, das equipes de saúde hospitalar e da Estratégia Saúde da Família (ESF). O processo educativo conduzido pelas enfermeiras, se deu por meio do diálogo associado à demonstração, sendo a segunda etapa primordial para o aprendizado e empoderamento do cuidar, porém, o primeiro contato com o método só ocorreu à nível hospitalar, o que evidencia a fragilidade de estratégia e gestão do cuidado ao recém-nascido prematuro na Atenção Primária à Saúde.

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Biografia do Autor

Bruna Miquelam Guimarães, Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO)

Mestre em Enfermagem, Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO). Egressa do Programa de Pós-graduação em Enfermagem (PPGENF), Rio de Janeiro, Brasil

Inês Maria Meneses dos Santos, Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO)

Doutora em Enfermagem. Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO). Professora Associada do Departamento de Enfermagem Materno-Infantil, Rio de Janeiro, Brasil

Cristiane Vanessa da Silva, Instituto Fernandes Figueira/Fiocruz (IFF)

Mestre em Ciência. Instituto Fernandes Figueira/Fiocruz (IFF). Enfermeira, Rio de Janeiro, Brasil

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Publicado

2023-03-10

Como Citar

GUIMARÃES, B. M.; SANTOS, I. M. M. dos; SILVA, C. V. da. VIVÊNCIA DA ADOLESCENTE-MÃE NO MÉTODO CANGURU: A ENFERMEIRA COMO FACILITADORA DOS CUIDADOS MULTIDIMENSIONAIS. Saberes Plurais Educação na Saúde, [S. l.], v. 7, n. 1, p. e128218, 2023. DOI: 10.54909/sp.v7i1.128218. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/saberesplurais/article/view/128218. Acesso em: 19 abr. 2024.