EXPERIÊNCIAS EXTRACURRICULARES E DISPONIBILIDADE PARA A EDUCAÇÃO INTERPROFISSIONAL EM SAÚDE NA GRADUAÇÃO

Autores

DOI:

https://doi.org/10.54909/sp.v6i2.128200

Palavras-chave:

Educação Interprofissional, Universidades, Relações Interprofissionais, Currículo

Resumo

A educação interprofissional em saúde (EIP) é um modelo de formação, cuja finalidade é preparar estudantes e profissionais da saúde para que desenvolvam habilidades para o trabalho colaborativo em equipe. Este estudo teve o objetivo de avaliar a adequação psicométrica da Readiness for Interprofessional Learning Scale (RIPLS-40), a disponibilidade e as experiências dos estudantes de cursos de graduação em saúde para o aprendizado interprofissional. Tratou-se de uma pesquisa do tipo survey correlacional realizado em uma universidade federal brasileira. A amostra contou com 168 estudantes da graduação de cursos da saúde que responderam à RIPLS-40. Os dados foram submetidos à análise fatorial confirmatória, seguidos de análise estatística comparativa. A RIPLS-40, com três fatores, foi confirmada como uma escala com índices aceitáveis para avaliar a disponibilidade de estudantes para a aprendizagem interprofissional (CFI=0,91, TLI=0,91 e RMSEA=0,058). Atividades de ‘extensão’ (n=22; 13,5%) e ‘atividades extracurriculares diversas’ (n=25;15,7%) foram indicadas pelos estudantes como experiências interprofissionais na graduação. A EIP foi predominante em atividades extracurriculares. Os estudantes mostraram atitudes positivas para o aprendizado interprofissional, o que indica um cenário favorável para a implementação e fortalecimento da EIP nos currículos dos cursos de graduação da saúde. A RIPLS-40 demonstra indicadores psicométricos favoráveis, porém, com menor coeficiente de consistência interna no fator 2 – ‘identidade profissional’.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Thainá Josiane Cavinatto, Universidade Federal de São Carlos (UFSCar)

Enfermeira. Departamento de Enfermagem, Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), São Carlos, São Paulo, Brasil

Vivian Aline Mininel, Universidade Federal de São Carlos (UFSCar)

Doutora em Ciências. Professora Adjunta do Departamento de Enfermagem da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar). São Carlos, São Paulo, Brasil

Marina Peduzzi, Universidade de São Paulo (USP)

Doutora em Saúde Coletiva. Professora Associada do Departamento de Orientação Profissional da Escola de Enfermagem da Universidade de São Paulo (USP), São Paulo, São Paulo, Brasil

Daniella Rosaly Leite, Universidade Federal de São Carlos (UFSCar)

Doutoranda. Programa de Pós-Graduação em Enfermagem da UFSCar, Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), São Carlos, São Paulo, Brasil

Everson Meireles, Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB)

Doutor em Psicologia. Professor Adjunto do Centro de Ciências da Saúde da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB). Santo Antônio de Jesus, Bahia, Brasil

Ramona Fernanda Ceriotti Toassi, Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)

Doutora em Educação. Professora Associada do Departamento de Odontologia Preventiva e Social, Faculdade de Odontologia, Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Professora Permanente do Programa de Pós-Graduação em Ensino na Saúde (PPG EnSau), Faculdade de Medicina, UFRGS, Porto Alegre, Rio Grande do Sul, Brasil

Jaqueline Alcântara Marcelino da Silva, Universidade Federal de São Carlos (UFSCar)

Doutora em Ciências. Professora Adjunta do Departamento de Enfermagem, Área de Gestão em Saúde e Enfermagem. Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), São Carlos, São Paulo, Brasil

Downloads

Publicado

2023-01-15

Como Citar

CAVINATTO, T. J.; MININEL, V. A.; PEDUZZI, M.; LEITE, D. R.; MEIRELES, E.; TOASSI, R. F. C.; SILVA, J. A. M. da. EXPERIÊNCIAS EXTRACURRICULARES E DISPONIBILIDADE PARA A EDUCAÇÃO INTERPROFISSIONAL EM SAÚDE NA GRADUAÇÃO. Saberes Plurais Educação na Saúde, [S. l.], v. 6, n. 2, 2023. DOI: 10.54909/sp.v6i2.128200. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/saberesplurais/article/view/128200. Acesso em: 18 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos originais

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

<< < 1 2 3