CONSTRUÇÃO DE MATERIAIS DIDÁTICOS DIGITAIS PARA UM CURSO DE FORMAÇÃO MULTIPROFISSIONAL EM GESTÃO DAS LISTAS DE ESPERA

Autores

  • Rosa Ladi Lisbôa Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre (UFCSPA). Grupo Hospitalar Conceição (GHC) https://orcid.org/0000-0002-4250-2450
  • Vitória Silva da Rosa Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre (UFCSPA) https://orcid.org/0000-0001-9105-559X
  • Kaihara Freitas Furtado Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre (UFCSPA) https://orcid.org/0000-0001-8713-3102
  • Caroline Schacker Evangelista Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre (UFCSPA). Governadoria do Estado do Rio Grande do Sul - Gabinete Médico da Casa Militar do Palácio Piratini https://orcid.org/0000-0002-8909-3076
  • Adriana Aparecida Paz Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre (UFCSPA) https://orcid.org/0000-0002-1932-2144

DOI:

https://doi.org/10.54909/sp.v6i2.128189

Palavras-chave:

Materiais de Ensino, Educação Continuada, Listas de Espera, Gestão em Saúde, Filme e Vídeo Educativo, Tecnologia Educacional

Resumo

As listas de espera de pacientes eletivos nos serviços de saúde são um problema mundial. No Brasil, ainda é escasso o arsenal literário neste tema, o que reforça a necessidade de ações educativas para profissionais que atuam no gerenciamento das listas de espera de pacientes cirúrgicos e clínicos eletivos. O objetivo deste artigo é descrever o relato de experiência do processo de construção de materiais didáticos digitais elaborados com base nas diretrizes do Instructional System Design (ISD), do modelo ADDIE (Análise, Design, Desenvolvimento, Implementação e Avaliação) para um curso de formação multiprofissional em gerenciamento de listas de espera de pacientes cirúrgicos e clínicos eletivos. O estudo descreve a etapa de concepção proposta pelo modelo, sendo desenvolvidas as fases de análise, desenho e desenvolvimento. A produção do curso envolvendo os materiais didáticos digitais ocorreu de agosto de 2021 a setembro de 2022 por meio de reuniões semanais remotas no Google Meet® para discutir, definir e aprovar os encaminhamentos e os produtos. Foram produzidos três vídeos e duas histórias em quadrinhos relativos ao tema da gestão em listas de espera de pacientes eletivos cirúrgicos e clínicos. Considera-se que o uso de materiais didáticos digitais para as ações educativas de profissionais que atuam em instituições de saúde pública é importante para reduzir a disparidade da gestão e condições das listas de espera das diferentes regiões do Brasil. A utilização dos recursos apresentados (materiais didáticos digitais) em ações educativas de estudantes e profissionais que atuam em instituições de saúde pública, comumente marcadas pela disparidade da gestão e de condições entre as regiões do Brasil, pode amenizar as diferenças e promover a equidade no atendimento ao paciente.

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Biografia do Autor

Rosa Ladi Lisbôa, Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre (UFCSPA). Grupo Hospitalar Conceição (GHC)

Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Enfermagem (PPGEnf) – Mestrado Profissional em Enfermagem da Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre (UFCSPA). Enfermeira do Núcleo Interno de Regulação (NIR) do Hospital Nossa Senhora da Conceição (HNSC) do Grupo Hospitalar Conceição (GHC), Porto Alegre, Rio Grande do Sul, Brasil 

Vitória Silva da Rosa, Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre (UFCSPA)

Graduando em  Enfermagem pela Universidade Federal de Ciências da Saúde. Bolsista PIBIC-CNPq. Porto Alegre, Rio Grande do Sul, Brasil

Kaihara Freitas Furtado, Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre (UFCSPA)

Graduando em  Enfermagem pela Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre. Bolsista de Iniciação à Docência. Porto Alegre, Rio Grande do Sul, Brasil

Caroline Schacker Evangelista, Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre (UFCSPA). Governadoria do Estado do Rio Grande do Sul - Gabinete Médico da Casa Militar do Palácio Piratini

Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Enfermagem (PPGEnf) – Mestrado Profissional em Enfermagem da Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre (UFCSPA). Enfermeira (militar) da Governadoria do Estado do Rio Grande do Sul, junto ao Gabinete Médico da Casa Militar do Palácio Piratini. Porto Alegre, Rio Grande do Sul, Brasil

Adriana Aparecida Paz, Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre (UFCSPA)

Doutora em Enfermagem. Professora Adjunta do Departamento de Enfermagem. Líder do TeGEST. Docente permanente no PPG-Enf da Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre (UFCSPA). Porto Alegre, Rio Grande do Sul Brasil

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Publicado

2023-01-15

Como Citar

LISBÔA, R. L.; ROSA, V. S. da; FURTADO, K. F.; EVANGELISTA, C. S.; PAZ, A. A. CONSTRUÇÃO DE MATERIAIS DIDÁTICOS DIGITAIS PARA UM CURSO DE FORMAÇÃO MULTIPROFISSIONAL EM GESTÃO DAS LISTAS DE ESPERA . Saberes Plurais Educação na Saúde, [S. l.], v. 6, n. 2, 2023. DOI: 10.54909/sp.v6i2.128189. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/saberesplurais/article/view/128189. Acesso em: 19 abr. 2024.

Edição

Seção

Experiências docentes e discentes