DESENVOLVIMENTO DAS COMPETÊNCIAS COLABORATIVAS PARA O TRABALHO INTERPROFISSIONAL HOSPITALAR NO ENFRENTAMENTO DA COVID-19
DOI:
https://doi.org/10.54909/sp.v6i2.128181Palavras-chave:
COVID-19, Equipe Multiprofissional, Práticas InterdisciplinaresResumo
A Organização Mundial da Saúde reconhece o modelo de práticas colaborativas para enfrentamento das altas demandas de trabalho em saúde, apesar de existirem barreiras para sua implementação. Num contexto adverso e de investimentos reduzidos na saúde, a pandemia da COVID-19 desafiou profissionais da saúde a desenvolver, conforme preconizadas na literatura, competências para o trabalho interprofissional e colaborativo com o objetivo de oferecer uma assistência mais eficiente. Esta pesquisa objetiva identificar e analisar as competências colaborativas que foram desenvolvidas para atuar no enfrentamento da pandemia sob a perspectiva da interprofissionalidade e da visão dos profissionais do HCPA (Hospital de Clínicas de Porto Alegre, RS, Brasil), hospital público e vinculado ao ensino, referência no atendimento aos pacientes com COVID-19. O estudo é qualitativo do tipo estudo de caso, foram realizadas entrevistas com 18 profissionais das equipes assistenciais COVID-19 do HCPA (fisioterapeutas, médicos, enfermeiros, fonoaudiólogos, nutricionistas e psicólogos). A partir da seleção e classificação das falas, a análise de conteúdo foi realizada para interpretação dos dados objetivos e subjetivos e para compreensão do corpus dos dados coletados. Observou-se, apesar dos desacordos quanto à tomada de decisão, o desenvolvimento das competências interprofissionais: respeito, compreensão dos papéis, liderança, solução de conflitos, compartilhamento de decisões e conhecimentos, cuidado centrado nos usuários e comunicação, sendo esta identificada como basilar para o trabalho interprofissional e desenvolvimento das demais competências.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).