DESENVOLVIMENTO DAS COMPETÊNCIAS COLABORATIVAS PARA O TRABALHO INTERPROFISSIONAL HOSPITALAR NO ENFRENTAMENTO DA COVID-19

Autores

DOI:

https://doi.org/10.54909/sp.v6i2.128181

Palavras-chave:

COVID-19, Equipe Multiprofissional, Práticas Interdisciplinares

Resumo

A Organização Mundial da Saúde reconhece o modelo de práticas colaborativas para  enfrentamento das altas demandas de trabalho em saúde, apesar de existirem barreiras para sua implementação. Num contexto adverso e de investimentos reduzidos na saúde, a pandemia da COVID-19 desafiou profissionais da saúde a desenvolver, conforme preconizadas na literatura, competências para o trabalho interprofissional e colaborativo com o objetivo de oferecer uma assistência mais eficiente. Esta pesquisa objetiva identificar e analisar as competências colaborativas que foram desenvolvidas para atuar no enfrentamento da pandemia sob a perspectiva da interprofissionalidade e da visão dos profissionais do HCPA (Hospital de Clínicas de Porto Alegre, RS, Brasil), hospital público e vinculado ao ensino, referência no atendimento aos pacientes com COVID-19. O estudo é qualitativo do tipo estudo de caso, foram realizadas entrevistas com 18 profissionais das equipes assistenciais COVID-19 do HCPA (fisioterapeutas, médicos, enfermeiros, fonoaudiólogos, nutricionistas e psicólogos). A partir da seleção e classificação das falas, a análise de conteúdo foi realizada para interpretação dos dados objetivos e subjetivos e para compreensão do corpus dos dados coletados. Observou-se, apesar dos desacordos quanto à tomada de decisão, o desenvolvimento das competências interprofissionais: respeito, compreensão dos papéis, liderança, solução de conflitos, compartilhamento de decisões e conhecimentos, cuidado centrado nos usuários e comunicação, sendo esta identificada como basilar para o trabalho interprofissional e desenvolvimento das demais competências.

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Biografia do Autor

Denys Tietbol Wolkmann Eilert, Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)

Fisioterapeuta graduado pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, Rio Grande do Sul, Brasil

Angela Peña Ghisleni, Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)

Doutora em Sociologia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Professora Adjunta no Curso de Fisioterapia da UFRGS, Porto Alegre, Rio Grande do Sul, Brasil 

Graciele Sbruzzi, Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)

Doutora em Cardiologia pelo Instituto de Cardiologia do Rio Grande do Sul. Professora Adjunta no Curso de Fisioterapia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Porto Alegre, Rio Grande do Sul, Brasil

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Publicado

2023-01-15

Como Citar

EILERT, D. T. W.; GHISLENI, A. P.; SBRUZZI, G. DESENVOLVIMENTO DAS COMPETÊNCIAS COLABORATIVAS PARA O TRABALHO INTERPROFISSIONAL HOSPITALAR NO ENFRENTAMENTO DA COVID-19. Saberes Plurais: Educação na Saúde, [S. l.], v. 6, n. 2, 2023. DOI: 10.54909/sp.v6i2.128181. Disponível em: https://www.seer.ufrgs.br/index.php/saberesplurais/article/view/128181. Acesso em: 28 mar. 2023.