SER PROFESSOR É SER PESQUISADOR

Autores

DOI:

https://doi.org/10.54909/sp.v6i2.128115

Palavras-chave:

Professor Pesquisador, Epistemologia Genética, Psicologia Genética, Desenvolvimento Cognitivo, Aprendizagem

Resumo

Ser professor é ser pesquisador é um livro escrito com o intuito de pensar práticas docentes embasadas na ideia de que a pesquisa, além de produzir novidades para a humanidade, também pode ser uma metodologia de ensino com a qual o docente pode ajudar seu estudante a construir novidades para si. Os textos baseiam-se nos princípios piagetianos, especialmente, na ação como ponto fundamental para a aprendizagem. A obra, organizada por Fernando Becker e Tania Beatriz Iwaszko Marques, tem 10 capítulos escritos por 12 educadores.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Fernando Becker, Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)

É graduado em Filosofia Licenciatura (1971), Faculdades Anchieta (1971), mestre em Educação (1976) pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e Doutor em Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Humano (1984) pela Universidade de São Paulo. É professor titular (1995) da UFRGS, Porto Alegre, Rio Grande do Sul, Brasil. Tem experiência na área de Filosofia, com ênfase em Epistemologia, atuando principalmente nos seguintes temas: epistemologia genética, conhecimento, educação, aprendizagem, ensino-aprendizagem e epistemologia do professor

Tania Beatriz Iwaszko Marques, Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)

Doutorado (2005) em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Aposentou-se como Professora Associada de Psicologia da Educação na Faculdade de Educação da UFRGS, Porto Alegre, Rio Grande do Sul, Brasil. Ministra palestras e cursos na área de Psicologia da Educação e Método Clínico Piagetiano. Participa de duas pesquisas, como sujeito: Projeto ELSA (Estudo Longitudinal sobre a Saúde do Adulto, desde 2008) e Nutrinet Brasil (desde 2020). Apresenta o Programa Saúde, cultura e muito mais na Rádio Inter de Todos

Downloads

Publicado

2023-01-15

Como Citar

BECKER, F.; MARQUES, T. B. I. SER PROFESSOR É SER PESQUISADOR. Saberes Plurais Educação na Saúde, [S. l.], v. 6, n. 2, 2023. DOI: 10.54909/sp.v6i2.128115. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/saberesplurais/article/view/128115. Acesso em: 29 mar. 2024.

Edição

Seção

Resenhas