ESTRATÉGIA SAÚDE DA FAMÍLIA COMO CENÁRIO DE ATUAÇÃO PROFISSIONAL DO CIRURGIÃO-DENTISTA

ANÁLISE DA PERCEPÇÃO DE ESTUDANTES DE ODONTOLOGIA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.54909/sp.v6i2.128091

Palavras-chave:

Educação em Odontologia, Estudantes de Odontologia, Currículo, Saúde da Família, Atenção Primária à Saúde, Sistema Único de Saúde

Resumo

Este estudo observacional transversal analisou a perspectiva de atuação profissional do cirurgião-dentista na Estratégia Saúde da Família (ESF). Os participantes foram estudantes do último semestre de graduação em Odontologia de Universidade Pública do Sul do Brasil. A coleta de dados foi realizada de 2010-2019, pela aplicação de instrumento de pesquisa semiestruturado, autoaplicável e pré-testado. Análises estatísticas descritivas e modelos de regressão logística binária foram usados para estimar a Odds Ratio (OR) não ajustada e ajustada e o intervalo de confiança (IC) de 95% correspondente para associação entre as turmas de formandos e a atuação profissional na ESF. As respostas à questão aberta foram classificadas por temas emergentes, na perspectiva da análise temática de conteúdo. Participaram da pesquisa 677 estudantes de Odontologia (percentual de resposta: 85,1%). Estudantes concluintes das turmas de 2015-2019 tiveram 2,06 vezes mais probabilidade (IC95% 1,49-2,85) de considerar a atuação de 40 horas da ESF quando comparados aos estudantes das turmas de 2010-2014. Mulheres tinham 1,77 vezes mais probabilidade (IC 95% 1,32-2,36) de pretensão de atuar na ESF em comparação com os homens. O interesse pela atuação profissional no Sistema Único de Saúde (SUS)/Atenção Primária à Saúde (APS) foi explicado por fatores relacionados à afinidade com a área da Saúde Pública/SUS, possibilidade de atuação junto a equipes multiprofissionais, contato próximo a pacientes-famílias-comunidades, estabilidade financeira, boas condições de trabalho e de carreira profissional, bem como realização pessoal e profissional. Experiências positivas de aprendizado na APS oportunizadas pelo estágio curricular, junto a equipes multiprofissionais e às pessoas-famílias-comunidade, foram determinantes para o interesse dos estudantes pela atuação profissional na ESF. Recomenda-se que os resultados desta pesquisa sejam complementados por estudos que incluam egressos do curso e abordagens qualitativas de pesquisa, buscando a compreensão da atuação desses profissionais no SUS e a avaliação das políticas de educação e saúde adotadas no Brasil.

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Biografia do Autor

Luara do Nascimento do Amaral, Secretaria Municipal de Saúde de Porto Alegre (SMSPOA) e Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)

Graduada em Odontologia pela FACES/RR. Especialista em Radiologia Odontológica e Imaginologia pela SLMANDIC/SP. Especialista em Saúde Pública pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Mestranda pelo Programa de Pós-Graduação em Odontologia (Mestrado em Estomatologia) pela UFRGS. Atua como cirurgiã-dentista de Estratégia Saúde da Família, Porto Alegre, Rio Grande do Sul, Brasil

Fernando Valentim Bitencourt, Aarhus University

Graduated in Dentistry from the Federal University of Rio Grande do Sul (UFRGS), specialization in Public Health from UNINTER, specialization in Periodontology from UFRGS and Master's in Dentistry (emphasis: Clinical Dentistry/Periodontics) from the Graduate Program at UFRGS. Ph.D. Student at the Department of Dentistry and Oral Health, Section for Periodontology, Aarhus University, Aarhus, Denmark. Researcher at Steno Diabetes Center Aarhus, Aarhus, Denmark

Juliana Maciel de Souza Lamers, Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)

Graduada em Pedagogia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Especialista em Gestão da Educação pela UFRGS. Mestre em Ensino na Saúde pela Faculdade de Medicina da UFRGS. Doutora em Educação pela UFRGS. Atua como técnica em assuntos educacionais na Faculdade de Odontologia da UFRGS, Porto Alegre, Rio Grande do Sul, Brasil

Thaís Ostroski Olsson, Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)

Graduanda em Odontologia. Bolsista de Iniciação Cientifica (BIC-UFRGS). Faculdade de Odontologia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Porto Alegre, Rio Grande do Sul, Brasil

Ramona Fernanda Ceriotti Toassi, Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)

Doutora em Educação. Professora Associada do Departamento de Odontologia Preventiva e Social da Faculdade de Odontologia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Professora Permanente do Programa de Pós-Graduação em Ensino na Saúde da Faculdade de Medicina, UFRGS, Porto Alegre, Rio Grande do Sul, Brasil

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Publicado

2023-01-15

Como Citar

AMARAL, L. do N. do; BITENCOURT, F. V.; LAMERS, J. M. de S.; OLSSON, T. O.; TOASSI, R. F. C. ESTRATÉGIA SAÚDE DA FAMÍLIA COMO CENÁRIO DE ATUAÇÃO PROFISSIONAL DO CIRURGIÃO-DENTISTA: ANÁLISE DA PERCEPÇÃO DE ESTUDANTES DE ODONTOLOGIA . Saberes Plurais Educação na Saúde, [S. l.], v. 6, n. 2, 2023. DOI: 10.54909/sp.v6i2.128091. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/saberesplurais/article/view/128091. Acesso em: 28 mar. 2024.

Edição

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