EXPERIÊNCIAS DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO DO CURSO DE GESTÃO EM SAÚDE COLETIVA INDÍGENA REALIZADO NO CENTRO DE REFERÊNCIA DO IMIGRANTE – BOA VISTA – RORAIMA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.54909/sp.v6i2.128084

Palavras-chave:

Acesso aos Serviços de Saúde, Saúde Coletiva, Migrantes, Direitos dos Povos Indígenas

Resumo

Este relato tem por objetivo descrever a experiência da estudante do curso de Gestão em Saúde Coletiva Indígena – Instituto Insikiran de Formação Superior Indígena da Universidade Federal de Roraima – durante o período de estágio, identificando a dinâmica de funcionamento do Centro de Referência do Imigrante (CRI) e as condições de acesso aos serviços de saúde do povo Warao. O Estágio Supervisionado I foi realizado no Centro de Referência do Imigrante, localizado em Boa Vista, Roraima, entre novembro e dezembro de 2017. Foi possível observar o cotidiano dos indígenas da etnia Warao no abrigo que estavam alojados no centro e participar das atividades de educação em saúde. As dificuldades observadas foram as relacionadas ao acesso e encaminhamento às Unidades Básicas de Saúde do município e problemas no atendimento, sobretudo referentes à comunicação com os profissionais do Sistema Único de Saúde (SUS). Ainda foram identificados desafios relativos ao contexto urbano, como expressão da cultura e modos de vida dos indígenas, assim como acesso à renda e emprego, escola, habitação. A atenção à saúde resolutiva de imigrantes indígenas deve considerar que as concepções sobre saúde-doença-cuidado para os povos indígenas envolvem complexas   relações entre o indivíduo, e a comunidade, sendo diferentes das concepções da sociedade ocidental.

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Biografia do Autor

Ana Maria King Chaves, Universidade Federal de Roraima (UFRR)

Graduada em Gestão em Saúde Coletiva Indígena pelo Instituto Insikiran de Formação Superior Indígena pela Universidade Federal de Roraima (UFRR), Boa Vista, Roraima, Brasil

Ana Paula Barbosa Alves, Universidade Federal de Roraima (UFRR)

Doutoranda em Ciências Ambientais pelo Programa de Pós-graduação em Recursos Naturais (PRONAT)/UFRR pelo período de 2019 a 2023. Graduada em Enfermagem pela Universidade Federal do Pará (2001). Mestre em Ciências da Saúde pela Universidade Federal de Roraima - UFRR (2013). Especialista em Redes de Atenção à Saúde pela Fiocruz/EAD (2017). Especialista em Planejamento em Docência do Ensino Superior pela ESAB/EAD (latu sensu, 2017). Especialista em Gestão em Saúde pela Fiocruz/EaD (2015). Especialista em Obstetrícia para Enfermeiros pela Fama (2014). Especialista em Saúde Pública pela IBPEX (latu sensu, 2006). Atualmente atua como professora de magistério de terceiro grau e coordenadora do Curso de Bacharelado Gestão em Saúde Coletiva Indígena, no Instituto Insikiran de Formação Superior Indígena da UFRR, Boa Vista, Roraima, Brasil. Tem experiência na área de Saúde Coletiva, com ênfase em Docência em Nível superior em Saúde Coletiva, atuando principalmente nos seguintes temas: práticas de cuidados, saúde indígena, autoatenção; política, planejamento e gestão em saúde, promoção da saúde, epidemiologia, educação em saúde, segurança alimentar e nutricional e itinerários terapêuticos

Francilene dos Santos Rodrigues, Universidade Federal de Roraima (UFRR)

Doutora em Ciências Sociais formada pelo CEPPAC/UnB. Professora no Curso de graduação de Ciências Sociais pelo Centro de Ciências Humanas da Universidade Federal de Roraima (UFRR), Roraima, da Pós-graduação PRONAT/UFRR e Coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Sociedade e Fronteiras (PPGSOF/UFRR), Boa Vista, Roraima, Brasil

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Publicado

2023-01-15

Como Citar

CHAVES, A. M. K.; ALVES, A. P. B.; RODRIGUES, F. dos S. EXPERIÊNCIAS DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO DO CURSO DE GESTÃO EM SAÚDE COLETIVA INDÍGENA REALIZADO NO CENTRO DE REFERÊNCIA DO IMIGRANTE – BOA VISTA – RORAIMA. Saberes Plurais Educação na Saúde, [S. l.], v. 6, n. 2, 2023. DOI: 10.54909/sp.v6i2.128084. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/saberesplurais/article/view/128084. Acesso em: 19 abr. 2024.

Edição

Seção

Experiências docentes e discentes