DIFICULDADES NO PROCESSO DE TRABALHO DOCENTE EM PROGRAMAS DE PÓS-GRADUAÇÃO EM LETRAS E LINGUÍSTICA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.54909/sp.v6i2.127141

Palavras-chave:

Trabalho, Docentes, Universidades

Resumo

Tem-se como objetivo identificar as dificuldades no processo de trabalho docente em Programas de Pós-Graduação em Letras e Linguística do Brasil. Estudo transversal, de abordagem quantitativa descritiva, que contou com a participação de 585 docentes. Os dados foram coletados por meio de um questionário autoaplicável com variáveis sociodemográficas e ocupacionais, entre os meses de fevereiro e agosto de 2019. Foi elaborado um banco de dados com o objetivo de realizar as análises descritivas, com base em dados referentes à frequência e às porcentagens. Os resultados evidenciaram que a maioria dos docentes (52,3%) sentia dificuldade em compatibilizar o trabalho com a vida pessoal e que suas atividades laborais (66,1%) interferiam em suas vidas privadas, além de sofrerem pressão para produção científica (66,3%). Conclui-se que a universidade, sob a influência do produtivismo, tem gerado repercussões na vida profissional e pessoal dos docentes, cabendo aos gestores a busca por caminhos e estratégias que propiciem um ambiente laboral mais autônomo e uma produção intelectual e científica livre.

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Biografia do Autor

Thiago Eduardo de França, Universidade Estadual de Londrina (UEL)

Doutorando em Enfermagem. Universidade Estadual de Londrina (UEL), Londrina, Paraná, Brasil

Maynara Fernanda Carvalho Barreto, Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP)

Doutora em Enfermagem. Docente da Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP), Bandeirantes, Paraná, Brasil

Maria José Quina Galdino, Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP)

Doutora em Enfermagem. Professora Adjunta da Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP), Bandeirantes, Paraná, Brasil

Maria do Carmo Fernandez Lourenço Haddad, Universidade Estadual de Londrina (UEL)

Doutora em Enfermagem. Professora Sênior do Programa de Pós-Graduação em Enfermagem da Universidade Estadual de Londrina (UEL), Londrina, Paraná, Brasil

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Publicado

2023-01-15

Como Citar

FRANÇA, T. E. de; BARRETO, M. F. C.; GALDINO, M. J. Q.; HADDAD, M. do C. F. L. DIFICULDADES NO PROCESSO DE TRABALHO DOCENTE EM PROGRAMAS DE PÓS-GRADUAÇÃO EM LETRAS E LINGUÍSTICA. Saberes Plurais Educação na Saúde, [S. l.], v. 6, n. 2, 2023. DOI: 10.54909/sp.v6i2.127141. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/saberesplurais/article/view/127141. Acesso em: 28 mar. 2024.

Edição

Seção

Artigos originais