DIFICULDADES NO PROCESSO DE TRABALHO DOCENTE EM PROGRAMAS DE PÓS-GRADUAÇÃO EM LETRAS E LINGUÍSTICA
DOI:
https://doi.org/10.54909/sp.v6i2.127141Palavras-chave:
Trabalho, Docentes, UniversidadesResumo
Tem-se como objetivo identificar as dificuldades no processo de trabalho docente em Programas de Pós-Graduação em Letras e Linguística do Brasil. Estudo transversal, de abordagem quantitativa descritiva, que contou com a participação de 585 docentes. Os dados foram coletados por meio de um questionário autoaplicável com variáveis sociodemográficas e ocupacionais, entre os meses de fevereiro e agosto de 2019. Foi elaborado um banco de dados com o objetivo de realizar as análises descritivas, com base em dados referentes à frequência e às porcentagens. Os resultados evidenciaram que a maioria dos docentes (52,3%) sentia dificuldade em compatibilizar o trabalho com a vida pessoal e que suas atividades laborais (66,1%) interferiam em suas vidas privadas, além de sofrerem pressão para produção científica (66,3%). Conclui-se que a universidade, sob a influência do produtivismo, tem gerado repercussões na vida profissional e pessoal dos docentes, cabendo aos gestores a busca por caminhos e estratégias que propiciem um ambiente laboral mais autônomo e uma produção intelectual e científica livre.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).