DIVULGAÇÃO DA CIÊNCIA PELA TEMÁTICA DA CÁRIE DENTÁRIA: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA EM AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM E DE REDES SOCIAIS NA PANDEMIA DE COVID-19

Autores

DOI:

https://doi.org/10.54909/sp.v5i2.118976

Resumo

A pandemia de COVID-19 exigiu adaptações na vida social dos indivíduos. Neste contexto, o uso de ferramentas digitais permitiu que vínculos sociais fossem mantidos virtualmente. O presente relato de experiência tem o objetivo de descrever o que foi desenvolvido pelo projeto de extensão ‘Ciência na Escola: entendendo a cárie dentária’, da Faculdade de Odontologia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, durante o período pandêmico. O projeto tem a finalidade de divulgar a ciência por meio do tema da cárie dentária em escolas da rede pública do Rio Grande do Sul. Entre 2020 e 2021, o projeto desenvolveu atividades com professores e alunos por meio de ambiente virtual (Google Meet), além de realizar postagens em mídias sociais (Instagram e Facebook) sobre promoção de saúde/saúde bucal, incluindo informações sobre a COVID-19. Destaca-se que durante este período o projeto ampliou o seu alcance por meio das redes sociais, alcançando cerca de 1049 pessoas semanalmente e com a sua atuação virtual em escolas fora da região metropolitana de Porto Alegre. Apesar das barreiras impostas pela pandemia, como a suspensão das atividades presenciais por meio das quais o projeto atuava, a continuidade das atividades do projeto foi viabilizada e reinventada mediante a divulgação de conteúdos científicos por meios virtuais. O projeto permitiu experiências positivas e a interação entre os extensionistas do projeto e o público-alvo.

Palavras-chave: Educação a Distância. Comunicação e Divulgação Científica. Educação em Saúde Bucal. Rede Social. COVID-19.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Lina Naomi Hashizume, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre

Doutora em Odontologia Para outras informações acesse: Currículo Lattes ou Orcid

Downloads

Publicado

2021-12-30

Como Citar

CARVALHO, T. G. M.; MOTTA JÚNIOR, N. A. da R.; JORNADA, J. M. dos S.; MASKE, T. T.; HASHIZUME, L. N. DIVULGAÇÃO DA CIÊNCIA PELA TEMÁTICA DA CÁRIE DENTÁRIA: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA EM AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM E DE REDES SOCIAIS NA PANDEMIA DE COVID-19. Saberes Plurais Educação na Saúde, [S. l.], v. 5, n. 2, p. 63–70, 2021. DOI: 10.54909/sp.v5i2.118976. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/saberesplurais/article/view/118976. Acesso em: 28 mar. 2024.

Edição

Seção

Experiências docentes e discentes