APRENDENDO COM A CONSTRUÇÃO DE UM PROTOCOLO DE RIGOR METODOLÓGICO EM PESQUISA QUALITATIVA: RELATO DE EXPERIÊNCIA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.54909/sp.v5i2.118323

Resumo

Diferentes métodos de pesquisas, correntes filosóficas e teóricas permitem ao pesquisador certa flexibilização nas escolhas metodológicas. Tal fato faz com que o rigor no desenvolvimento da pesquisa qualitativa demande um processo de acreditação e confiabilidade. Aprender com este processo é um aspecto importante na formação em saúde. Nesta perspectiva, o presente artigo apresenta um relato do processo de construção de um protocolo de rigor metodológico em pesquisa qualitativa, tendo a segurança do paciente como objeto de estudo. Trata-se de um relato de experiência sistematizado. O relato apresenta-se de forma narrativa seguindo os tópicos pensados e estruturados para construir o rigor metodológico de uma pesquisa qualitativa: 1. Metodologia; 2. Referenciais norteadores; 3. Produção de dados; 4. Análise dos dados; 5. Resultados. Como ponto final também apresenta o relato de pré-teste antes da coleta de dados. Existem dificuldades e desafios para que o estudante de graduação em saúde compreenda o rigor metodológico que envolve o desenvolvimento de uma pesquisa científica qualitativa. Aprender com a realidade da prática da pesquisa em cenários do Sistema Único de Saúde e da realização de pré-testes, são processos de aprendizado enriquecedores para futuros profissionais e pesquisadores da área da saúde.

Palavras-chave: Inquéritos e Questionários. Pesquisa Qualitativa. Segurança do Paciente. Educação em Odontologia.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Luiza Guilhermina de Oliveira Lopes, UFRGS

Graduanda Odontologia

Alexandre Fávero Bulgarelli, UFRGS

professor permanente Programa de Pós Graduação em Saúde Coletiva UFRGS

Downloads

Publicado

2021-12-30

Como Citar

LOPES, L. G. de O.; BULGARELLI, A. F. APRENDENDO COM A CONSTRUÇÃO DE UM PROTOCOLO DE RIGOR METODOLÓGICO EM PESQUISA QUALITATIVA: RELATO DE EXPERIÊNCIA. Saberes Plurais Educação na Saúde, [S. l.], v. 5, n. 2, p. 39–50, 2021. DOI: 10.54909/sp.v5i2.118323. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/saberesplurais/article/view/118323. Acesso em: 16 abr. 2024.

Edição

Seção

Experiências docentes e discentes