PAPEL E ATRIBUIÇÕES DO PRECEPTOR NA FORMAÇÃO DOS PROFISSIONAIS DA SAÚDE EM CENÁRIOS DE APRENDIZAGEM DO SISTEMA ÚNICO DE SAÚDE

Autores

DOI:

https://doi.org/10.54909/sp.v5i2.117940

Resumo

Esta pesquisa analisa, por meio de uma revisão integrativa de literatura, o papel e as atribuições do preceptor na formação dos profissionais da saúde no contexto do ensino em cenários de aprendizagem do Sistema Único de Saúde. A revisão teve caráter exploratório e utilizou a base de dados da Biblioteca Virtual em Saúde. Os descritores combinados para a busca foram: preceptoria AND estágio clínico, preceptoria AND sistema único de saúde e educação AND preceptoria. As publicações deveriam ser artigos, dissertações, teses, em português/inglês/espanhol, envolvendo pesquisas empíricas sobre a temática, publicados de 2001-2018. Foram analisados 54 estudos, sendo 35 artigos, 17 dissertações e duas teses. Os estudos incluíram 11 diferentes profissões da saúde e, em sua maioria, utilizaram abordagem metodológica qualitativa O preceptor foi identificado como o profissional do serviço de saúde que orienta, media, integra, acompanha, supervisiona, aconselha, escuta, demonstra, explica, forma, conscientiza e avalia o estudante, ensinando pelo trabalho, aliando saberes teóricos à realidade dos serviços e aproximando o estudante da equipe de saúde e usuários. Além da capacidade técnica, o preceptor deve ter habilidades relacionais e competências didático-pedagógicas que sejam facilitadoras do aprendizado. Desafios voltados à formação didático-pedagógico do preceptor, fragilidade na relação do preceptor com as Instituições de Ensino Superior, infraestrutura inadequada para as atividades de ensino nos serviços e dificuldade do preceptor conciliar a supervisão dos estudantes com as atividades clínicas da rotina do trabalho, foram identificados. Estudos complementares são recomendados, buscando o fortalecimento de evidências sobre o papel do preceptor no ensino da saúde.

Palavras-chave: Preceptoria. Educação. Capacitação de Recursos Humanos em Saúde. Internato e residência. Sistema Único de Saúde.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Gabriel Brazil de Paula, Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Secretaria Municipal de Saúde de Porto Alegre (SMSPOA)

Cirurgião-dentista. Especialização em Saúde Pública pela UFRGS. Mestrando do Programa de Pós-Graduação em Ensino na Saúde da Faculdade de Medicina da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Gerente de Atenção Primária à Saúde no município de Porto Alegre, Rio Grande do Sul, Brasil.

Ramona Fernanda Ceriotti Toassi, Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)

Doutora em Educação. Mestra em Saúde Coletiva. Professora Associada do Departamento de Odontologia Preventiva e Social da Faculdade de Odontologia. Professora Permanente do Programa de Pós-Graduação em Ensino na Saúde da Faculdade de Medicina. Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Rio Grande do Sul, Brasil.
Para outras informações acesse: Currículo Lattes ou Orcid

Downloads

Publicado

2021-12-30

Como Citar

PAULA, G. B. de; TOASSI, R. F. C. PAPEL E ATRIBUIÇÕES DO PRECEPTOR NA FORMAÇÃO DOS PROFISSIONAIS DA SAÚDE EM CENÁRIOS DE APRENDIZAGEM DO SISTEMA ÚNICO DE SAÚDE. Saberes Plurais Educação na Saúde, [S. l.], v. 5, n. 2, p. 125–142, 2021. DOI: 10.54909/sp.v5i2.117940. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/saberesplurais/article/view/117940. Acesso em: 28 mar. 2024.

Edição

Seção

Artigos originais

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

1 2 3 > >>