OLHARES DISCENTES PARA A INTEGRAÇÃO ENSINO-SERVIÇO-COMUNIDADE NA FORMAÇÃO EM SAÚDE

Autores

  • Luiz Eduardo Oliveira Matos Núcleo Transdisciplinar de Estudos em Saúde Coletiva, Universidade Federal de Sergipe, Campus Universitário Professor Antônio Garcia Filho. https://orcid.org/0000-0002-7470-273X
  • Márcia Schott Universidade Federal de Sergipe, campus universitário Professor Antônio Garcia Filho.
  • Renata Jardim Universidade Federal de Sergipe (UFS), campus universitário Professor Antônio Garcia Filho.

DOI:

https://doi.org/10.54909/sp.v5i1.112630

Resumo

Objetivou-se investigar o tema da Integração Ensino-Serviço-Comunidade na percepção de discentes da Universidade Federal de Sergipe, campus Lagarto, e o perfil sociodemográfico dos estudantes. Trata-se de uma pesquisa aplicada, observacional, transversal, de abordagem por métodos mistos e caráter descritivo, realizada por meio de questionários semiestruturados autoaplicáveis. Os participantes deste estudo foram discentes de graduação matriculados nos oito cursos da área de ciências da saúde oferecidos pelo campus Lagarto. Os dados quantitativos foram analisados de forma descritiva por meio do software Excel (Microsoft®). O software WebQDA® foi utilizado nas análises qualitativas para a descrição das categorias de análise. Participaram deste estudo 412 estudantes, correspondente a 25% da média de alunos matriculados dentro do período da pesquisa [2018-2019; (n=1639)] sendo prevalentes: estudantes do sexo feminino (72,7%; n=298), heterossexuais (91%; n=372), negros (76%; n=312), com idade entre 16 a 24 anos (91%; n=344), solteiros (92,7%; n=295), que possuíam ao menos um filho (62,5%; n=256). A frequência de atividades de Integração Ensino-Serviço-Comunidade, referidas por discentes, foi variável de acordo com o módulo curricular: maior dentro da Universidade nas disciplinas de Tutorial/Equivalente (62,4%; n=234) e Habilidades/Equivalente (63,5%; n=237) e, nos espaços coletivos do território (57,5%; n=215), no módulo de Prática de Ensino na Comunidade/Equivalente. Dentre os discentes, 20% (n=71) não possuíam nenhuma compreensão sobre o tema da Integração Ensino-Serviço-Comunidade. As concepções identificadas estavam alinhadas principalmente a Associação da teoria com a prática (35%; n=127), Prestação de Serviços (15,5%; n=56) e Estratégia para aperfeiçoamento da formação para o Sistema Único de Saúde (12%; n=44). Os dados indicam que, com o avançar dos ciclos, as atividades de Integração Ensino-Serviço-Comunidade do módulo de Prática de Ensino e Comunidade acontecem cada vez menos nos espaços coletivos do território, e se tornam mais habituais nas dependências ou nos consultórios das unidades de saúde municipais, nos diferentes níveis de atenção.

Palavras-chave: Relações Comunidade-Instituição. Sistema de Aprendizagem em Saúde. Educação em Saúde.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Luiz Eduardo Oliveira Matos, Núcleo Transdisciplinar de Estudos em Saúde Coletiva, Universidade Federal de Sergipe, Campus Universitário Professor Antônio Garcia Filho.

Bacharelando em Farmácia (2016) pela Universidade Federal de Sergipe (UFS). Pesquisador no Núcleo Transdisciplinar de Estudos em Saúde Coletiva (NUTESC) e Colaborador no Centro de Informações sobre Medicamentos da UFS-Lagarto (CIMUFS-Lag).

Márcia Schott, Universidade Federal de Sergipe, campus universitário Professor Antônio Garcia Filho.

Doutora em Educação pela Universidade Estadual de Campinas e Mestre em Saúde Pública pela Escola Nacional de Saúde Pública/FIOCRUZ. Docente no Departamento de Educação em Saúde da Universidade Federal de Sergipe (UFS), campus universitário Professor Antônio Garcia Filho. Pesquisadora no Núcleo Transdisciplinar de Estudos em Saúde Coletiva (NUTESC).

Renata Jardim, Universidade Federal de Sergipe (UFS), campus universitário Professor Antônio Garcia Filho.

Doutora e Mestre em Saúde Pública pela Universidade Federal de Minas Gerais. Docente no Departamento de Educação em Saúde da Universidade Federal de Sergipe (UFS), campus universitário Professor Antônio Garcia Filho. Pesquisadora no Núcleo Transdisciplinar de Estudos em Saúde Coletiva (NUTESC).

Downloads

Publicado

2021-06-30

Como Citar

MATOS, L. E. O.; SCHOTT, M.; JARDIM, R. OLHARES DISCENTES PARA A INTEGRAÇÃO ENSINO-SERVIÇO-COMUNIDADE NA FORMAÇÃO EM SAÚDE. Saberes Plurais Educação na Saúde, [S. l.], v. 5, n. 1, p. 133–150, 2021. DOI: 10.54909/sp.v5i1.112630. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/saberesplurais/article/view/112630. Acesso em: 18 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos originais