Sobre a Revista
Foco e Escopo
A revista Saberes Plurais: Educação na Saúde é uma publicação vinculada ao Programa de Pós-Graduação em Ensino na Saúde - Mestrado Profissional - da Faculdade de Medicina, Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Aceita artigos que centrem sua discussão na área do ensino/educação na saúde e em saúde e Saúde Coletiva.
As publicações devem contribuir com a produção do conhecimento/comunicação à sociedade sobre temáticas do escopo da revista, priorizando textos que qualifiquem a formação em saúde e a educação/trabalho no Sistema Único de Saúde (SUS). Os artigos podem ser apresentados em português, espanhol ou inglês, devem ser originais e inéditos. Não devem estar em avaliação por outra revista.
Aceita artigos nas seções: Artigos originais (pesquisa de campo ou de revisão de literatura), Experiências docentes e discentes (relatos de experiência), Comentários, Ensaios e Debates, Artigos especiais, Resenhas e Boletim informativo.
Processo de Avaliação pelos Pares
Na seleção de artigos para publicação, avalia-se o mérito científico do trabalho e sua adequação às normas editoriais adotadas pela Revista. Todo texto enviado para publicação é submetido a uma pré-avaliação pelos editores. Uma vez aprovado, é encaminhado à revisão por pares (no mínimo dois pareceristas ad hoc). Tanto a identidade dos autores como a dos pareceristas é mantida em sigilo (double-blind review). O material será devolvido ao(s) autores caso os pareceristas sugiram mudanças e/ou correções. Em caso de divergência de pareceres, o texto será encaminhado a um terceiro parecerista para arbitragem. A decisão final sobre o mérito do trabalho é de responsabilidade do Corpo Editorial (editores, editores associados e editores associados ad hoc).
Os textos são de responsabilidade dos autores, não coincidindo necessariamente com o ponto de vista dos editores e do Corpo Editorial da revista.
A constatação da ocorrência de plágio implica em exclusão imediata dos textos do sistema de avaliação. A partir de janeiro de 2023, a revista utiliza, para análise de similaridade textual, o software Originality da plataforma da Turnitin.
Periodicidade
Buscando qualificar a agilidade na publicação pela redução do tempo entre a decisão editorial e a publicação dos artigos, a partir de 2023, a revista Saberes Plurais adotará a modalidade de publicação contínua, tendo um volume anual dividido em dois números que ficarão abertos até o fechamento da sua periodicidade.
Qualis CAPES
A revista Saberes Plurais: Educação na Saúde – áreas Educação, Enfermagem, Ensino, Farmácia, Interdisciplinar, Medicina I, Medicina II, Nutrição, Psicologia, Saude Coletiva, Serviço Social, Sociologia – tem classificação B4.
Política de Acesso Livre
A revista Saberes Plurais: Educação na Saúde oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização mundial do conhecimento.
Rede Social
Página da revista no LinkedIn:
https://www.linkedin.com/company/revista-saberes-plurais/
Licença Creative Commons CC-BY

DOAJ - Directory of Open Acess Journals
A revista está indexada ao DOAJ.
DOI - Digital Object Identifier
Todos os artigos da revista são identificados por DOI.
PAEP UFRGS
A revista agradece ao Programa de Apoio à Edição de Periódicos Científicos e da PROPESQ da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS).
Diretório das revistas científicas eletrônicas brasileiras (Miguilim)
A revista está registrada no Diretório das revistas científicas eletrônicas brasileiras (Miguilim), do Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (Ibict). Link de acesso: https://miguilim.ibict.br/handle/miguilim/7323
Histórico do periódico
A revista Saberes Plurais: Educação na Saúde teve seu primeiro número publicado em 2016. Desde 2018, a mantém publicação semestral, tendo ampliado o corpo editorial e priorizado a diversificação institucional de autores. Em 2021, a Revista atualizou sua identidade visual, com diagramação/editoração realizada pela Gráfica da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) - Edital do Programa de Apoio à Edição de Periódicos Científicos da UFRGS e da PROPESQ - e incluiu o DOI em todas as publicações regulares. Em 2022, a Revista concorreu novamente ao Edital e foi contemplada com o apoio para a diagramação/editoração e bolsista. Em 2023, a revista passou a ter publicação por fluxo contínuo, mantendo dois números anuais.