Prefácio à Seção Especial dos Tutoriais do SIBGRAPI'08

Authors

  • Siome Klein Goldenstein Instituto de Computação, UNICAMP, Campinas
  • Anselmo Antunes Montenegro Instituto de Computação, UFF, Niterói-RJ

DOI:

https://doi.org/10.22456/2175-2745.12362

Abstract

Sejam bem-vindos à seção especial dos tutoriais do SIBGRAPI 2008!

Os participantes do SIBGRAPI de 2008 tiveram a oportunidade de presenciar um conjunto excepcional de tutoriais que cobriram uma vasta gama de assuntos de interesse da comunidade. Tivemos dois tutoriais introdutórios: o primeiro sobre o uso do OpenCV, uma biblioteca já estabelecida para desenvolvimento de aplicações em visão computacional, e o segundo sobre o uso de processamento de imagens para a elaboração de efeitos especiais. Nossos tutoriais avançados foram também bem diversos. O primeiro tratou sobre o uso de CUDA, uma nova linguagem desenvolvida pela NVIDIA para o uso das placas gráficas de última geração em problemas de computação geral, em aplicações de realidade aumentada.
Nosso segundo tutorial avançado lidou com o ajuste de superfícies utilizando pseudo-variedades parametrizadas. Desde a conferência, os autores deste tutorial publicaram o material em outras conferências e revistas, e acharam melhor disponibilizar o material do tutorial juntamente com estas publicações no portal do projeto, localizado em http://w3.impa.br/~lvelho/ppm09/.

Desejamos então que todos aproveitem o material dos três tutoriais publicados aqui nesta seção.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biography

Siome Klein Goldenstein, Instituto de Computação, UNICAMP, Campinas

José Palazzo M. de Oliveira é professor Titular no Instituto de Informática da UFRGS.

JPMO is Full Professor of Computer Science at UFRGS

. http://www.inf.ufrgs.br/~palazzo

Published

2010-03-08

How to Cite

Goldenstein, S. K., & Montenegro, A. A. (2010). Prefácio à Seção Especial dos Tutoriais do SIBGRAPI’08. Revista De Informática Teórica E Aplicada, 16(1), 69. https://doi.org/10.22456/2175-2745.12362

Issue

Section

Editorial