Editorial

Authors

  • Luis C. Lamb Instituto de Informática, UFRGS, Porto Alegre, RS
  • José Palazzo Moreira de Oliveira Instituto de Informática, UFRGS, Porto Alegre, RS
  • Lisandro Zambenedetti Granville Instituto de Informática, UFRGS, Porto Alegre, RS

DOI:

https://doi.org/10.22456/2175-2745.7148

Abstract

A publicação de periódicos de alto nível é um parâmetro de qualidade da pesquisa científica de um país. A RITA (Revista de Informática Teórica e Aplicada) atinge maturidade ao concluir a publicação de 15 volumes. Publicada desde 1989, a RITA possui regularidade e um novo patamar de qualidade e reconhecimento. Estamos caminhando na direção da indexação, e a partir de agosto de 2008 adotamos um novo sistema de submissões e avaliações da revista, visando sempre um melhor serviço à comunidade acadêmica de Computação.

     

      Recentemente, a RITA passou também a ser publicada de forma eletrônica. Os artigos publicados serão também indexados pelas bibliotecas participantes do Open Journal Systems. As novas submissões deverão utilizar a página do sistema SEER, em http://www.seer.ufrgs.br/index.php/rita.

 

      Em relação ao número atual da Revista, é com grande satisfação que publicamos onze artigos de pesquisadores de universidades reconhecidas. Os temas dos artigos cobrem um amplo espectro da pesquisa em ciência da computação, incluindo: ambientes colaborativos, processamento de imagens, processamento de linguagem natural, inteligência artificial, aprendizado de máquina, redes de computadores, engenharia de software e visão computacional.  A amplitude de linhas de pesquisa sugere que a comunidade de computação tem acreditado do trabalho por nós conduzido e nos obrigado a aprimorar nossos padrões de qualidade.

     

      Finalmente, agradecemos ao corpo editorial da Revista de Informática Teórica e Aplicada e aos revisores pela inestimável disposição em colaborar pelo fortalecimento das publicações na área da Ciência da Computação do Brasil. Agradecemos, também, à Mariusa Warpechowski, Kelly Hannel e Lourdes Tassinari pelo apoio nesta edição.

     

 

 

Luis C. Lamb

José Palazzo M. Oliveira

Lisandro Z. Granville

 

Instituto de Informática, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Porto Alegre, RS, Brasil

 

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biography

José Palazzo Moreira de Oliveira, Instituto de Informática, UFRGS, Porto Alegre, RS

José Palazzo M. de Oliveira é professor Titular no Instituto de Informática da UFRGS.

JPMO is Full Professor of Computer Science at UFRGS

. http://www.inf.ufrgs.br/~palazzo

Published

2008-12-12

How to Cite

Lamb, L. C., Palazzo Moreira de Oliveira, J., & Granville, L. Z. (2008). Editorial. Revista De Informática Teórica E Aplicada, 15(2), 7. https://doi.org/10.22456/2175-2745.7148

Issue

Section

Editorial

Most read articles by the same author(s)