Elaboração e validação deconteúdo deum cursona atenção deenfermagem em saúde mental

Autores

  • Nathália Duarte Bard
  • Daniela dos Reis Carazai
  • Aléxia Garcês Maciel
  • Karina Vieira Pinheiro
  • Nicole Hertzog Rodrigues
  • Graciele Fernanda da Costa Linch
  • Adriana Aparecida Paz

Resumo

Objetivo: Elaborar e validar o conteúdo de um curso de formação profissional na atenção de enfermagem em saúde mental a pacientes adultos clínico-cirúrgicos hospitalizados.

Método: Pesquisa de validação de conteúdo, com a participação de oito especialistas recrutados no ano de 2019, tendo como focouma instituição hospitalar da Região Sul do Brasil. Os dados foram coletados online e tratados pela estatística descritiva e analítica.

Resultados: Foram avaliados quatro itens do curso, obtendo-se o Índice de Validação de Conteúdo(IVC) de 0,98 no item “conceitos em saúde mental e sua aplicabilidade para pacientes clínico-cirúrgicos hospitalizados”; 0,93 no item “Pré e pós-curso de avaliação de conhecimentos em saúde mental”; 0,95 no item “Panorama mundial da sistematização da assistência de enfermagemem saúde mental”; e 0,94 no item “Fluxograma da nova árvore de saúde mental”.

Conclusão: A validação do curso de formação profissional apresentou IVCsatisfatório, sendo seu conteúdo validado para uso.

Palavras-chave: Saúde mental. Processo de enfermagem. Educação continuada em enfermagem. Enfermagem. Estudo de validação.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Publicado

2023-01-30

Como Citar

1.
Nathália Duarte Bard, Daniela dos Reis Carazai, Aléxia Garcês Maciel, Karina Vieira Pinheiro, Nicole Hertzog Rodrigues, Graciele Fernanda da Costa Linch, Adriana Aparecida Paz. Elaboração e validação deconteúdo deum cursona atenção deenfermagem em saúde mental. Rev Gaúcha Enferm [Internet]. 30º de janeiro de 2023 [citado 28º de março de 2024];44. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/rgenf/article/view/129770

Edição

Seção

Artigos Originais