Análise dos registros de patentes relacionadas à prevenção e sinalização de quedas no Brasil

Autores

  • Renata Camargo Alves
  • Rosana Maria Barreto Colichi
  • Silvana Andrea Molina Lima

Resumo

Objetivo: Analisar os registros de patentes voltados para prevenção e sinalização de queda em base de dados brasileira.
Método: Pesquisa documental eletrônica realizada na base de dados do Instituto Nacional da Propriedade Industrial utilizando-se a palavra “queda” no recurso de busca. Foram incluídos registros de patentes relacionados à prevenção e sinalização de quedas em domicílio e ambiente de cuidado, depositados no período de 2000 a 2021. Os dados tabulados foram avaliados por meio de frequências absolutas/relativas.
Resultados: Das 45 patentes, 91% foram publicadas a partir de 2011, com média de 1214 dias entre depósito e publicação, 11% dos depositantes eram vinculados a universidades públicas e 9% dos inventores eram enfermeiros, médico ou fisioterapeuta.
Conclusão: Observou-se morosidade na publicação das patentes e pequena participação de pesquisadores vinculados à área acadêmica e profissionais da saúde, revelando necessidade de instrumentalizar universidades e serviços de saúde a fim de garantir o desenvolvimento de inovações.
Palavras-chaves: Acidentes por quedas. Segurança do paciente. Patente. Indicadores de ciência, tecnologia e inovação.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Publicado

2023-01-30

Como Citar

1.
Renata Camargo Alves, Rosana Maria Barreto Colichi, Silvana Andrea Molina Lima. Análise dos registros de patentes relacionadas à prevenção e sinalização de quedas no Brasil. Rev Gaúcha Enferm [Internet]. 30º de janeiro de 2023 [citado 16º de abril de 2024];44. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/rgenf/article/view/129763

Edição

Seção

Artigos Originais